O técnico do Cuiabá Esporte Clube, Alberto Valentim, falou sobre a expectativa para a primeira partida do Campeonato Brasileiro da Série A, neste sábado (29), às 18h, contra o Juventude, na Arena Pantanal. O jogo marca a estreia do Dourado na elite nacional.
Em entrevista coletiva, o professor diz estar pouco ansioso, mas acredita que até o técnico mais experiente sente um frio na barriga quando se disputa uma competição da dimensão do Brasileirão. Sem entregar os nomes dos jogadores do time titular, o treinador revelou que a equipe entrará com uma formação no 4-3-3.
Valentim ainda mostra confiança no plantel cuiabano e projeta um time forte e competitivo para o Campeonato Brasileiro. “O que eu tenho passado para eles é que nós temos que ser muito competitivos, fomos assim no estadual e o Campeonato Brasileiro vai exigir isso ainda mais do nosso grupo, por se tratar de um campeonato mais difícil e mais qualificado”, afirma.
O técnico diz que que deve permanecer com o mesmo padrão de esquema tático, no qual vinha jogando pelo Estadual e explica a formação que deve usar contra o juventude.
“A ideia é manter a base que nós já vínhamos jogando, por vários motivos. O time está entrosado e se conhecendo cada dia mais. Nós estamos criando uma forma de jogar e o desempenho vai se girar em um 4-3-3, nós não vamos fugir muito dele, fazendo uma variação com troca de jogadores com um possível 4-3-2-1, mas a ideia é mantermos o padrão tático daquilo que nós já vínhamos treinando desde a minha chegada”, relata.
Mais uma vez Valentim enfatiza que todos os jogadores devem estar preparados, para quando forem chamados, poderem demonstrar um rendimento à altura. O professor também dá um pequeno spoiler e alerta que Pepe pode estar entre os 11 titulares contra a equipe catarinense.
“O Pepe tem por característica de conseguir fazer duas ou até três posições em campo, isso é muito bom, porque ele tem valências físicas de ser um jogador de marcação. Ele tem essa construção de jogo, porque é um jogador técnico e sabe chegar no último terço, ou seja, ele te dá várias opções para usarmos no jogo, dependendo daquilo que a partida e o adversário pedir”, explica.
Alberto também comenta a importância de novos reforços que chegaram durante a semana e diz que as caras novas fortalecem ainda mais o elenco e influenciam na identidade do time. “Estamos recebendo reforços para fortalecermos ainda mais o nosso elenco e nós estamos fazendo de tudo para criarmos uma identidade forte, de um time muito competitivo”.
Por fim, o comandante destacou a oportunidade de ser o primeiro treinador do Dourado na elite do futebol nacional, ficando eternizado na história do clube.
“Fico muito feliz de ser o primeiro treinador do Cuiabá a disputar a partida na série a. Nós já conquistamos o título do estadual que marcou para todos os jogadores e comissão técnica. E agora, temos que começar bem essa série a, que é muito importante em um ano muito especial para todos nós”, afirma.
Prováveis Escalações
Cuiabá: Walter; João Lucas (ou Lucas Ramon), Marllon, Anderson Conceição e Uendel; Camilo (ou Auremir), Rafael Gava e Pepê; Clayson, Guilherme Pato (ou Jonathan Cafú) e Elton.
Juventude: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Rafael Forster e Eltinho; João Paulo, Matheus Jesus (ou Guilherme Castilho) e Wescley; Capixaba, Marcos Vinicios e Matheus Peix.