Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em sessão ordinária desta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 20.854/2025, de autoria da presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil ( PL), que fortalece as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal no município. A proposta altera a Lei municipal nº 6.869/2022 para transformar a campanha de conscientização sobre a doença em uma política pública permanente. O texto agora segue para sanção na Prefeitura de Cuiabá.
Além de garantir a continuidade das ações educativas ao longo de todo o ano, a nova legislação amplia o alcance da iniciativa ao autorizar o Poder Executivo a firmar parcerias com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil para a realização de mutirões de exames preventivos, como a colonoscopia, e atividades de orientação à população.
A vereadora destacou a importância da medida para a saúde pública do município.
“Quando falamos de câncer colorretal, o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Nosso objetivo é fazer com que a conscientização não aconteça apenas em períodos específicos, mas que seja uma ação contínua, ampliando o acesso à informação, aos exames preventivos e ao tratamento. Transformar essa campanha em permanente é investir na prevenção e no cuidado com a população cuiabana”, afirmou Paula.
O câncer colorretal está entre os tipos mais incidentes no Brasil e possui altas chances de cura quando identificado precocemente. Com a aprovação do projeto, a expectativa é que Cuiabá fortaleça as estratégias de prevenção, amplie o acesso aos exames e contribua para a redução dos índices de mortalidade causados pela doença.