0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

SSaúde

SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)

  • 29 de novembro de 2024
0
Shares
0
0

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta sexta-feira (29.11), o “Dia D” contra a dengue em Mato Grosso. Com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, a ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, além de zika e chikungunya.

A campanha é realizada em consonância com a mobilização nacional proposta pelo Ministério da Saúde e em parceria com os municípios, que receberão apoio da SES nas ações. Em alguns municípios serão realizadas campanhas de conscientização nas escolas, limpezas nos espaços públicos das cidades, visitas dos agentes de saúde nas residências.

De acordo com o Ministério da Saúde, com apenas 10 minutos por dia é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra a dengue, como: verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d’água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça sobre a importância de a população contribuir para a prevenção dessas doenças, começando pelo quintal de casa.

“São atitudes simples, mas que são essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito e proteger a comunidade. É importante que a população entenda que a prevenção começa em casa e o impacto se reflete em toda a sociedade. As formas mais eficazes de prevenção à dengue continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados”, destacou.

Devido ao período de chuvas em Mato Grosso, que teve início em setembro e segue até o mês de maio, existe a possibilidade de aumento no surgimento e na proliferação do mosquito transmissor, por isso a importância de se redobrar a atenção.

Além dos cuidados essenciais, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, também reforça a importância de se receber os agentes de saúde e endemias e manter o calendário de vacinação em dia.

“É importante que os municípios intensifiquem as ações dos agentes de saúde e que a população receba esses agentes, para que eles verifiquem os quintais das casas. São profissionais capacitados e que estarão devidamente identificados. Além disso, é importante se atentar à imunização de crianças e adolescentes, público elencado pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a dengue”, pontuou Alessandra.

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Para mais dados relacionados ao número de casos notificados, confirmados e óbitos em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 34, disponível neste link.

0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Projeto de escola estadual de Várzea Grande é destaque em evento de tecnologia em Brasília

Next article —

Polícia Militar lança Operação Tolerância Zero em todo o Estado nesta sexta-feira (29)

You May Also Like
Leia Mais
  • 2 minute read
SSaúde

Vacinação contra a Influenza é ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses

  • byRedacao
  • 2 de maio de 2024
  • No comments
Da Assessoria A partir desta quinta-feira (02.05), todas as pessoas com mais de seis meses de idade poderão…
Leia Mais
  • 1 minute read
SSaúde

Ônibus do MT-Hemocentro estará no TCE-MT nos próximos dias 8 e 9

  • byRedacao
  • 5 de maio de 2024
  • No comments
A campanha busca contribuir com o abastecimento do estoque do único banco de sangue público de Mato Grosso.…
Leia Mais
  • 2 minute read
SSaúde

Primeira remessa da vacina contra a dengue chega em MT na próxima semana

  • byRedacao
  • 26 de abril de 2024
  • No comments
Da Assessoria As primeiras doses da vacina contra a dengue devem chegar em Mato Grosso na próxima semana,…
Leia Mais
  • 1 minute read
SSaúde

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos do cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado para Saúde

  • byRedacao
  • 21 de janeiro de 2026
  • No comments
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Empresa Cuiabana de Saúde…
Leia Mais
  • 1 minute read
SSaúde

E AGORA ??? MT tem lotação de UTI’s em 99,5%

  • byRedacao
  • 7 de março de 2021
  • No comments
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na tarde deste sábado…
Leia Mais
  • 2 minute read
SSaúde

Prefeito e secretária pedem apoio da a população no enfrentamento contra dengue

  • byRedacao
  • 25 de fevereiro de 2025
  • No comments
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, utilizaram as…

MT - 20 setembro 2026

A CÂMARA FAZ, CUIABÁ RECONHECE
https://youtu.be/9UDjvkUvQzE
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Aos 17 anos, estudante conta a Pivetta transformação da própria escola: “Eu sou um exemplo disso”
  • Marido instala câmera e flagra esposa fazendo sexo com cachorro
  • Pix terá novas regras para fraudes, cobrança híbrida e contas-salário
  • Tio é preso suspeito de maus-tratos contra sobrinhos: Tortura e tentativa de exploração sexual
  • Homem que matou esposa e filho de 4 meses ‘não demonstrou nenhum sentimento’, diz delegado

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile