Da Assessoria/Secom TCE MT
A fim de desmistificar o exame de toque e quebrar tabus, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta terça-feira (14), mais uma ação em alusão ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. No Espaço Cultural Liu Arruda, o urologista Bruno Hering promoveu um bate-papo com os servidores e colaboradores, apresentou números e falou sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), em parceria com a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA), e leva em consideração que o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo.
“Muitos homens desconhecem o quanto é frequente esse tipo de câncer, que pode matar, mas que, quando diagnosticado precocemente, tem mais de 90% de chance de cura. Estamos aqui transmitindo essa informação aos homens para façam os exames”, declarou o presidente da CPSA, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
Na ocasião, o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Enéias Viegas, destacou que o objetivo é construir uma rede de prevenção. “Para que os servidores e colaboradores do TCE-MT disseminem essas informações com seus pais, irmãos, amigos, para que se previnam dessa doença que é tão fatal se não diagnosticada precocemente.”
Conforme o urologista, o intuito é não deixar o paciente desenvolver o câncer, mas é aí que surgem os obstáculos. “Esbarramos no problema do ‘não sinto nada, então não vou fazer’ e existe o preconceito do exame físico. Mas eu preciso lembrar de duas coisas: a prevenção primária é justamente para não haver sintomas e fazer o exame físico e o PSA na faixa etária que é convocado é fundamental. Nenhum médico sexualiza o exame, o médico está preocupado em conseguir um diagnóstico.”
Foi o que reforçou a enfermeira do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, Grasiele Botelho. “O homem tem a cultura de achar que não precisa, que é forte, que está bem, mas todos precisam olhar e cuidar de si mesmos, esse é um chamado para que tenham o interesse em se prevenir.”
E foi nesse sentido que se manifestou o colaborador do TCE-MT Carlos Roberto Teixeira. “É preciso acabar com o trauma de fazer o toque, não tem nada a ver. Eu fiz a primeira vez com 50 anos e não tive constrangimento nenhum. Em se tratando de saúde tudo é importante.”
Acompanhando a palestra, o servidor Carlos Rubens se impressionou com os números. “Eu fiquei muito assustado com os dados que foram apresentados, esse problema vai acontecer com amigos e companheiros, precisamos superar o tabu, é importante prevenir.”
No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
Campanha no TCE-MT
Ao longo do mês, o TCE-MT garantirá a realização de 60 exames de PSA para servidores acima de 45 anos que não possuem plano de saúde e realizará blitz de conscientização nas entradas do TCE, exibição de vídeo, visitas aos setores para levar informações aos servidores, aferição de pressão, pesagem, IMC, e testes de glicemia.