Vacina estão sobrando nos posto de Saúde em MT

A população mato-grossense não tem procurado postos de vacina para se imunizar contra a H1N1, segundo o Ministério da Saúde. Conforme painel desta segunda-feira (5), 39,7% da população se vacinou contra a influenza, registrando Mato Grosso como um dos estados que menos tem aplicado as doses contra a gripe.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, na região centro-oeste, Mato Grosso fica no último lugar do ranking em cobertura vacinal. Goiás já aplicou as doses em 48,9% da população, enquanto Mato Grosso do Sul tem cobertura vacinal de 46,1%. De um total de 1,4 milhão de doses da vacina Influenza enviadas ao estado para a campanha de vacinação, cerca de 491,1 mil foram aplicadas. Em relação ao país, Mato Grosso fica em 12º lugar.

No entanto, a situação da campanha de vacinação contra a H1N1 está crítica no Brasil inteiro. A cobertura vacinal está na casa dos 42,3%, enquanto a meta é alcançar 90%. Um dos motivos para a baixa imunização é a realização da vacinação paralelamente com a imunização da covid-19.

Por isso, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe. A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, estava prevista para o período de 12 de abril a 9 de julho.

Além disso, vai ampliar as doses para toda a população, a partir dos 6 meses de idade, por conta da baixa procura dos grupos prioritários.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) encaminhará, ainda nesta segunda-feira (5), um ofício circular aos municípios de Mato Grosso orientando sobre a ampliação do público-alvo da campanha.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like