2023 chegou com calor e altas temperaturas, como já de costume do mato-grossense. Mas o calorão vem acompanhado de muita chuva, devido ao choque de temperaturas. Previsões do site especializado ClimaTempo apontam que chuvas intensas e rajadas de vento por todo o estado. Com isso, a primeira semana do ano promete altas temperaturas e muitas chuvas por todo o Estado, como já acontece nessa segunda-feira (2).
Com zonas de instabilidade ainda presentes, o calorão na capital deve ser acompanhado de chuvas na maior pante do tempo. Nesse cenário, a Defesa Civil emitiu alerta de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60-100 km/h com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitou o mesmo alerta.
Nessa segunda-feira (02) a chuva já chegou e a umidade do ar fica em 81%. As temperaturas variam entre 27 e 35 graus. Na terça-feira (03), haverá sol com aumento de nuvens de manhã, seguido de pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite, chegando a atingir 12 mm de precipitação. A umidade relativa do ar fica em torno de 86%, com ventos de até 23km/h. Mesmo assim, as temperaturas ficam entre 26 e 33 graus.
A quarta-feira (04) será de sol com muitas nuvens durante o dia, com períodos de céu encoberto e chuva a qualquer hora, acompanhada de ventos de até 22km/h. Com a possibilidade das precipitações chegarem a 25mm, a umidade relativa do ar pode chegar a 90%. Os termômetros devem variar entre 25 e 31 graus.
Na quinta-feira (05), o dia começa com sol entre algumas nuvens. Deve chover rápido durante o dia e à noite. Até 15mm de chuva podem ser registrados. Os ventos poderão atingir 13 km/h e a umidade chega a 93%. A mínima será de 24 graus, já a máxima não deverá ultrapassar 30 graus. A sexta-feira (06), deverá ser ensolarada, com chuva passageira e isoladas. As temperaturas ficam entre 22 e 33 graus e a umidade do ar caí para 72%.