Os veículos entregues pelo Governo de Mato Grosso , para aldeias indígenas de seis municípios do Estado, contribuirão com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar nas localidades e com a produção de novas culturas. A afirmação é de Kanawayuri Leandro Marcello Kamaiurá, representante da Aldeia Kamaiura, da etnia Kamaiura, de Canarana.
“Esse veículo que recebemos é uma virada de chave para a agricultura familiar da nossa aldeia. A partir de agora podemos trabalhar na expansão das culturas pois temos como escoar nossa produção. Esse era o nosso maior gargalo. Esse momento é histórico. Agora podemos abastecer os municípios com nossos produtos, outras estruturas e insumos”, destacou Leandro Marcello.
A solenidade de entrega das sete caminhonetes Hilux adquiridas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e direcionadas para as aldeias indígenas por meio do SER Família Indígena, por indicação da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ocorreu na última segunda-feira, na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás. Para essa entrega, o Governo do Estado investiu R$ 1.610.000,00.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do Programa SER Família Indígena, destacou que os indígenas querem o desenvolvimento sustentável e a independência, e que, com apoio e estrutura, poderão produzir ainda mais.
“Essas caminhonetes vão contribuir com o trabalho deles na agricultura familiar, que tem se destacado no Estado. Fiz a indicação à Seaf para contribuir mais com os avanços deles, ao viabilizar uma forma de transporte para a produção. Fico muito feliz em vê-los produzindo e se sentindo valorizados, como devem e merecem ser”, ressaltou a primeira-dama.
Foto: João Reis/Setasc
Conforme a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, a locomoção é um dos grandes gargalos da comunidade indígena para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ela explicou que os veículos possibilitarão a redução de perdas e a melhoria da qualidade dos produtos entregues, pois estarão sempre frescos.
“A comunidade indígena tem uma participação significativa na agricultura familiar do Estado. Para promover avanços na produção das aldeias, o Governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, tem trabalhado de forma completa, oferecendo insumos, máquinas, ferramentas, mudas, além de orientação dos técnicos da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural)”, frisou a secretária Andreia.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
O cacique Edson Mamaindê, da Aldeia Mamaindê, de Comodoro, também pontuou a importância das caminhonetes para transportar alimentos e insumos, que, segundo ele, ajudarão no crescimento sustentável da produção agrícola.
“Nós queremos crescer, plantar, ver nosso povo trabalhar, ver o desenvolvimento acontecer. A gente planta mandioca e com esse veículo, que é uma grande conquista, vamos poder ampliar para banana e abacaxi. O Governo Estadual tem nos apoiado também com máquinas, tratores, kits de irrigação e por isso temos muito o que agradecer ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama, Virginia Mendes”, disse Edson.
Na mesma solenidade, dois caminhões-baú doados para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) foram entregues para uso nas atividades do programa SER Família. No total, somando as caminhonetes e os caminhões, foram investidos R$ 2.450.000,00.
As caminhonetes serão disponibilizadas às prefeituras municipais para atender aos povos indígenas das seguintes aldeias: Aldeia Volta Grande, etnia Xavante, de Novo São Joaquim; Aldeia Kamaiura, etnia Kamaiura, de Canarana; Aldeia Mamaindê, etnia Mamaindê, de Comodoro; Aldeia Kanitutalo Batovi, etnia Waurá, de Gaúcha do Norte; Aldeia 3 Buritis, etnia Kayabi, de Querência; Aldeia Munduruku, de Juína; e Aldeias das etnias Cinta Larga e Enawene Nawe, também localizadas em Juína.