0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

NNotícias

Ministro do STF nega liminar e mantém Lei do Transporte Zero

  • 4 de julho de 2024
Pantaneiro pesca Dourado no Pantanal na Região de Barão de Melgaço
0
Shares
0
0
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou os pedidos liminares propostos pelo MDB, PSD e pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e manteve em vigor a Lei do Transporte Zero, do Governo de Mato Grosso. A decisão é desta quarta-feira (03.07).

“Indefiro as medidas cautelares em relação à parcela efetivamente conhecida, diante (i) da natureza predominantemente ambiental da norma questionada (afastando os vícios formais ventilados); (ii) do maior grau de proteção conferido ao meio ambiente (especialmente à ictiofauna local); (iii) da possibilidade de continuidade do exercício da atividade laboral pelos pescadores artesanais e (iv) da ausência de repercussões negativas à proteção previdenciária e assistencial das comunidades diretamente envolvidas”, decidiu o ministro.

Os autores entraram com três ações judiciais no STF alegando que a lei mato-grossense seria inconstitucional por usurpar o poder da União de legislar sobre o transporte de animais, e por ofensa aos direitos fundamentais à liberdade de ofício dos pescadores, ao proibir a pesca de 12 espécies de peixes pelo período de cinco anos.

Afirmaram ainda que o auxílio financeiro previsto pelo Governo de Mato Grosso aos pescadores seria insuficiente e inadequado, ofendendo o princípio da proporcionalidade, além de suposta perda de cobertura previdenciária dos pescadores.

Entretanto, o ministro André Mendonça afastou as alegações de usurpação de competência, ressaltando que a lei que prevê restrição da pesca está restrita ao Estado de Mato Grosso, e não afeta a previdência social dos pescadores profissionais.

O ministro observou que, ao contrário do que se alega, a criação do auxílio foi editada com o cuidado necessário para não prejudicar os pescadores, e que a natureza indenizatória do auxílio não impede a proteção previdenciária nem o recebimento do seguro defeso.

“Trata-se, portanto, de norma que tem inquestionável predominância de interesses locais de natureza ambiental”, ressaltou.

André Mendonça ainda observou que a Lei do Transporte Zero é mais protetiva ao meio ambiente do que as normas federais, e que, conforme entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, deve-se considerar a lei estadual, em caso interesse público, sempre que esta estabelecer um padrão de proteção maior que as normas gerais.

O ministro também apontou que a Lei do Transporte Zero permite a pesca, o transporte e a comercialização de mais de 100 espécies nativas dos rios mato-grossenses, de forma que, portanto, a legislação não inviabiliza a atividade pesqueira, e ressaltou que a lei foi embasada em estudo técnico.

“Portanto, uma vez afastadas (i) a natureza absoluta da restrição estabelecida à atividade pesqueira no Estado, restando ‘autorizada a pesca, o armazenamento, o transporte e a comercialização” “para todas as mais de 100 (cem) espécies de peixes oriundos de rios do Estado de Mato Grosso’ (art. 19-B, § 1º, incluído pela Lei nº 12.434/2024); e, (ii) as repercussões previdenciária e assistencial negativas aventadas, diante da plena manutenção da qualidade de seguro especial, com a consequente habilitação à percepção do seguro defeso, hão de ser rechaçadas a plêiade de violações de ordem substancial anteriormente indicada, centradas na ideia de impacto desproporcional e anti-isonômico das prescrições combatidas, a partir de consequências efetivamente não verificadas”, finalizou na decisão.

0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Bombeiros se reúnem com Comando Operacional para alinhamento estratégico de combate aos incêndios no Pantanal

Next article —

Presidente Chico 2000 garante acesso à água e energia aos moradores do Residencial Vitória

You May Also Like
Leia Mais
  • 3 minute read
NNotícias

Justiça manda Cuiabá abrir mais 10 postos de vacinação

  • byRedacao
  • 19 de abril de 2021
  • No comments
A Justiça acolheu pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e estabeleceu o prazo…
Leia Mais
  • 3 minute read
NNotícias

Museu de História Natural de MT promove atividades artísticas e culturais aos sábados

  • byRedacao
  • 31 de janeiro de 2023
  • No comments
O Museu de História Natural de Mato Grosso abre, nesta quarta-feira (1º), as inscrições para a agenda de…
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

McDia Feliz 2025 Hospital de Câncer de Mato Grosso participa da 14ª edição do McDia Feliz.

  • byRedacao
  • 1 de agosto de 2025
  • No comments
No próximo dia 23 de agosto, sábado, será realizada a edição 2025 do McDia Feliz, uma das maiores…
Leia Mais
  • 1 minute read
NNotícias

Cuiabano leva R$ 202 milhões em sorteio da Mega-Sena

  • byRedacao
  • 10 de novembro de 2024
  • No comments
Uma aposta feita em Cuiabá foi a grande ganhadora do prêmio da Mega-Sena deste sábado (9). O jogador…
Leia Mais
  • 1 minute read
NNotícias

Prefeitura reabre cadastro para estudantes receberem cesta básica

  • byRedacao
  • 10 de junho de 2021
  • No comments
A Prefeitura de Cuiabá reabre nesta quinta (10) e sexta-feira (11) o cadastro para estudantes matriculados na rede…
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

Orçamento de R$ 36 bilhões é apresentado e discutido em audiência pública

  • byRedacao
  • 25 de setembro de 2024
  • No comments
Projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano está em elaboração e prevê a manutenção dos investimentos em…

MT - 26 junho 2026

A CÂMARA FAZ, CUIABÁ RECONHECE
https://youtu.be/9UDjvkUvQzE
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Governo de Mato Grosso paga salários dos servidores nesta segunda-feira (29)
  • Governador inaugura Parque Tecnológico: “Espaço para tansformar conhecimento em oportunidades e investimentos para MT”
  • Abilio anuncia ponto facultativo na tarde de segunda; saúde e escolas fecham após meio-dia
  • A 1.065 km de Cuiabá, Bope mobiliza aeronaves para ação em distrito isolado de MT
  • Campanha que instala telões para os jogos da Copa em ruas decoradas abre nova votação em Cuiabá

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile