Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II participaram do evento promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II participaram, nesta sexta-feira (3), de um bate-papo sobre o futuro do planeta no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). À frente do diálogo, o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, levantou questões sobre o que cada um pode fazer para melhorar o Mundo, que já enfrenta uma crise climática causada pela ação humana.
O evento foi realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que é reconhecido globalmente por seu compromisso com o bem-estar de crianças e adolescentes. Na ocasião, os alunos ainda conheceram a Cartilha de Gestão Pública Sustentável e outros materiais produzidos pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, bem como receberam certificado de participação.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, levantou questões sobre o que cada um pode fazer para melhorar o Mundo. |
“Hoje, os estudantes receberam todas as informações sobre o que o Tribunal de Contas vem desenvolvendo pelo meio ambiente. Também é importante ouvi-los porque todos têm uma expectativa na vida, todos têm iniciativas atualmente. Então, é bonito ver que a juventude está preocupada com a questão ambiental”, afirmou Sérgio Ricardo, que também preside a Comissão.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Do auditório da Escola Superior de Contas, os alunos partiram para o gabinete do presidente, onde a conversa se aprofundou. |
Do auditório da Escola Superior de Contas, onde participaram da palestra “Sementes do Amanhã: Simbolizando o plantio de conhecimento hoje para colher um futuro sustentável”, ministrada pelo membro da Comissão, Sérgio Cintra, os alunos partiram para o gabinete do presidente, onde a conversa se aprofundou.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
A aluna Quelle Vitória contou sobre seu projeto voltado à produção de fertilizantes 100% sustentáveis. |
A aluna Quelle Vitória, por exemplo, contou sobre seu projeto voltado à produção de fertilizantes 100% sustentáveis. “Basicamente, usamos restos de alimentos e folhas secas de árvores, o que normalmente as pessoas descartam sem saber que têm uma utilidade. O conselheiro me deu uma recomendação para seguir nesse caminho e buscar trazer mais sustentabilidade para Cuiabá e para o nosso país.”
Sérgio Ricardo destacou que uma educação voltada para o presente e para o futuro envolve o conhecimento acerca das instituições. “A criança e o adolescente têm que entender como funciona seu estado, como se dão todas as questões econômicas, como o estado se desenvolve e gera emprego. Isso vai fazer parte deles e é por isso que o Tribunal está de portas abertas para recebê-los.”
Neste contexto, a articuladora do Selo Unicef de Cuiabá, Mara Lúcia Marques, pontuou que não se pode discutir políticas públicas para crianças e adolescentes sem envolvê-los no debate. “Eles terão o protagonismo destas ações. O interesse é melhorar os indicadores sociais, começando pelos municípios e hoje, precisamente, o tema da preservação ambiental é fundamental.”
Programação
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, e os Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II. |
Além de ensinar as crianças e adolescentes sobre a importância de preservar o meio ambiente, o encontro apontou caminhos para que eles possam atuar como agentes de mudança em suas comunidades.
Diante disso, o coordenador disciplinar da Escola, tenente Guilherme Robério, destacou a importância da abordagem do Tribunal frente a uma temática urgente. “O entendimento sobre a preservação da natureza é fundamental. Estamos vivendo em um mundo de catástrofes e precisamos urgentemente melhorar as condições climáticas. Então, tudo que vem de orientação e aconselhamento é de bom proveito.”
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Os alunos também conheceram a Cartilha de Gestão Pública Sustentável e outros materiais produzidos pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT. |
Foi o que confirmou a aluna do segundo ano, Maria Eduarda Lopes da Cruz. “Nos conscientizamos mais sobre o momento que estamos passando e de que não é a próxima geração que vai cuidar do meio ambiente, porque nós já somos essa geração. Então, somos nós que temos que cuidar do nosso estado e do nosso país. Se cada um fizer a sua parte, a contribuição será enorme.”
Houve ainda exposição de Taxidermia, promovida pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA). “Esse trabalho desperta neles a preocupação de proteger e zelar pelo mundo, pelos animais e pelas plantas. Por meio de ações como esta, do TCE, isso pode ser alcançado”, afirmou o 2° sargento Rodrigues, do BPMPA.
Ao longo da manhã também foram apresentadas iniciativas sustentáveis desenvolvidas pela Águas Cuiabá, como a produção de tijolos e de adubo a partir do lodo retirado no tratamento da água. Na sequência, os alunos visitaram o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).