0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

CClima

Mato Grosso reduz desmatamento em 74%, aponta Imazon

  • 20 de março de 2024
0
Shares
0
0

Da Assessoria

Mato Grosso registrou queda de 74% no tamanho de áreas de Amazônia Legal desmatadas nos dois primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento considera dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta segunda-feira (18.03).

Conforme o levantamento, em janeiro e fevereiro de 2023, foi identificada a derrubada de 242 mil km² de floresta, enquanto no mesmo período deste ano o tamanho foi de 63 mil km².

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, observou que a redução da área derrubada é resultado da política de tolerância zero contra o desmate ilegal em Mato Grosso, bem como dos investimentos do Governo do Estado para fiscalização e monitoramento por satélite, e fortalecimento do licenciamento ambiental.

“A redução do desmatamento bruto, que é verificada, é um reflexo da atuação forte do Estado de Mato Grosso contra a ilegalidade. Este é um dado extremamente positivo, porque reflete a redução expressiva e progressiva do desmatamento geral no Estado, sem considerar, inclusive, que parte disso é lícito, ou seja, com permissão legal para a supressão”, destacou.

Somente neste ano já foram aplicados mais de R$ 186,13 milhões em multas por crimes ambientais na Amazônia Legal, com 505 multas aplicadas e 413 termos de embargos.

Desde o início da gestão, os investimentos para ações de combate a desmatamento e incêndios florestais somam mais de R$ 240 milhões. O Governo do Estado também investe na modernização de sistemas para o monitoramento em tempo real. Por meio de satélites de alta resolução, a Sema identifica o desmate, multa infratores e embarga áreas com ações ilegais, apreendendo equipamentos e máquinas utilizados na ação criminosa.

O avanço no Cadastro Ambiental Rural, para a regularização de imóveis rurais, também contribui para a eficiência do licenciamento ambiental e aumento da legalidade. Cabe ressaltar que o Código Florestal permite a supressão vegetal de até 20% da área particular na Amazônia Legal.

0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima que caiu no Lago do Manso

Next article —

Polícia Militar apreende 465 quilos de cocaína em avião que caiu em MT

You May Also Like
Mayke Toscano/Secom-MT
Leia Mais
  • 2 minute read
CClima

Governo de MT aciona Ministério do Meio Ambiente para reforçar ações de combate a incêndio no Pantanal

  • byRedacao
  • 11 de novembro de 2023
  • No comments
Da Assessoria/SEMA MT O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), enviou ofício,…
Leia Mais
  • 1 minute read
CClima

Mês de junho deve chegar ‘congelando’ cuiabanos com mínimas de 6 graus

  • byRedacao
  • 26 de maio de 2022
  • No comments
Após alguns dias de trégua, previsões mostram que o frio deve voltar a ‘castigar’ os cuiabanos. O mês…
Leia Mais
  • 1 minute read
CClima

Chuva ameniza calor em Cuiabá

  • byRedacao
  • 27 de setembro de 2023
  • No comments
Da Redação/Notícia MT Uma rápida chuva que caiu no início da tarde dessa quarta-feira (27) amenizou o calor…
Leia Mais
  • 1 minute read
CClima

Fim de semana tem risco de temporais para todo o Estado

  • byRedacao
  • 18 de outubro de 2024
  • No comments
Após meses de calor excessivo e ar seco, as chuvas chegam com regularidade a Mato Grosso. A previsão do…
Leia Mais
  • 2 minute read
CClima

Primeiro frio de 2022 dura até sábado e mínima bate 15°C

  • byRedacao
  • 31 de março de 2022
  • No comments
O primeiro frio de 2022 chegou e Cuiabá amanheceu com garoa. O cenário é de cuiabanos agasalhados pelas…
Leia Mais
  • 3 minute read
CClima

Curso organizado pela Sema capacita técnicos municipais para atuação descentralizada da Gestão Ambiental

  • byRedacao
  • 23 de maio de 2023
  • No comments
Foram disponibilizadas 250 vagas; capacitação começou nesta segunda-feira (22) e acontece até sexta-feira (26) Começou nesta segunda-feira (22.05)…

MT - 08 maio 2026

PROGRAMA FILA ZERO NA CIRURGIA
https://youtu.be/TQs4bidttq8
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Segundo sorteio da Nota Cuiabana Premiada de 2026 será realizado nesta sexta
  • Governo de MT entrega novo Centro Socioeducativo Masculino de Cuiabá nesta sexta-feira (8)
  • Polícia Civil desarticula célula de facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e extorsão em Rondonópolis
  • Polícia Civil prende homem que matou a esposa e ocultou corpo em córrego em Várzea Grande
  • Polícia Civil, ANP e MP deflagram operação para combater práticas abusivas no comércio de combustíveis

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile