0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

CClima

Sema embarga três empreendimentos por estoque de madeira ilegal e aplica R$ 818 mil em multas

  • 16 de maio de 2023
0
Shares
0
0

Secretaria bloqueou empreendimentos no Sisflora e segue monitorando as informações de créditos florestais para coibir ilegalidades

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicou R$ 818.464,32 em multas e embargou três empreendimentos por estoque de madeira sem origem legal e em desconformidade com o saldo declarado no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). As madeireiras estão localizadas no distrito de Três Fronteiras, na cidade de Colniza (1.067 km de Cuiabá).

A ação faz parte da Operação Amazônia e contou com equipes da Superintendência de Fiscalização da Sema-MT, técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e apoio das forças de segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), incluindo o Grupo de Operações Especiais (GOE) e  Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

As equipes foram a campo entre os dias 1º e 12 de maio. Já o relatório apontando as ilegalidades foi concluído nesta segunda-feira (15.05). Foi constatada movimentação fraudulenta de créditos de madeira, em desacordo com os registros inseridos no  sistema de controle de crédito florestais.

A fiscalização apreendeu o total de 755,4657 m³ de madeira em toras, 338,1123 m³ de madeira serrada e bloqueou de aproximadamente 400,00 m³ em créditos virtuais do Sisflora. Provavelmente, estes créditos seriam utilizados para “esquentar” madeira – o termo significa dar aparência de legalidade ao produto florestal de desmatamento ilegal.

Os fiscais aferiram no local o saldo declarado no Sisflora, e o existente no pátio. Com isso, foram identificadas as seguintes infrações: inserção de informação falsa em sistema oficial de controle de créditos florestais, operação em desacordo com a licença, comércio irregular de créditos florestais, ter em depósito madeira serrada e em toras sem origem legal e descumprimento de notificação emitida pelo órgão ambiental.

A Sema-MT bloqueou os empreendimentos no Sisflora e segue monitorando as informações referentes aos créditos florestais para coibir ilegalidades A Operação Amazônia continua em campo com cerca de 200 servidores atuando contra o desmatamento ilegal, com foco nos municípios que mais desmatam ilegalmente.

  • Tags:
  • Multas
  • SEMA MT
0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Sema-MT nega pedido de licença ambiental para construção de PCHs no Rio Cuiabá

Next article —

Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

You May Also Like
Leia Mais
  • 2 minute read
PPolítica MT

Sema apresenta uso da tecnologia para combate ao desmatamento em evento na Bélgica

  • byRedacao
  • 24 de junho de 2023
  • No comments
Land and Carbon Labs Summit será realizado entre os dias 27 a 29 junho; veja como participar A…
Leia Mais
  • 3 minute read
CClima

Governo de MT planta mais de 1,5 mil mudas para recuperação de nascente

  • byRedacao
  • 6 de junho de 2023
  • No comments
As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Segurança Pública (Sesp) realizaram, nesta segunda-feira (05.06), Dia Mundial do Meio…
Leia Mais
  • 1 minute read
CClima

Fim de semana chega com alerta de queda de temperatura

  • byRedacao
  • 29 de julho de 2022
  • No comments
O final do mês vai ser marcado pela queda das temperaturas no estado, segundo o Instituto Nacional de…
Leia Mais
  • 4 minute read
CClima

Sema promove atividades e jogos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

  • byRedacao
  • 31 de maio de 2023
  • No comments
As atividades serão realizadas na Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, no domingo (04.06) A Secretaria de…
Bombeiros/Secom MT-Christiano Antonucci.
Leia Mais
  • 2 minute read
CClima

Mato Grosso reduz em 43% o número de focos de calor em 2023

  • byRedacao
  • 5 de outubro de 2023
  • No comments
Da Assessoria/Secom MT Mato Grosso registrou uma redução de 43,2% no número de focos de calor entre 1º…
Leia Mais
  • 2 minute read
CClima

Semana será de calor de 39°C e alerta para 41 cidades

  • byRedacao
  • 17 de janeiro de 2022
  • No comments
A semana começa com máximas que podem chegar a 39°C em Mato Grosso e alerta de temporais para…

MT - 06 setembro 2026

A CÂMARA FAZ, CUIABÁ RECONHECE
https://youtu.be/9UDjvkUvQzE
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Facções mantêm rede de comando do Paraguai ao interior de MT
  • Prefeito fica ferido após ser atingido por copo durante discussão com policial penal em MT
  • Subtenente de 47 anos morre em batalhão dos Bombeiros em Cuiabá
  • Mato Grosso terá quatro dias de chuva e temporais com ventos de até 90 km/h
  • Brasil tem quase 2 milhões de pessoas trabalhando por aplicativos; hora rende 12% menos

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile