Bandidos davam ordens para crimes de dentro de presídio

Coordenada pela Derf, operação cumpriu mandados de prisão, de buscas e de internações em Sinop e Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (54), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), a Operação Gestas.

A ação policial cumpriu de 12 mandados judiciais contra uma quadrilha envolvida em roubos e furtos ocorridos no município e ordenados por presos de dentro de uma penitenciária estadual

Coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), a operação cumpriu mandados de prisão, de buscas e de internações nas cidades de Sinop e Cuiabá.

A investigação que identificou os envolvidos nos crimes patrimoniais teve início com um furto de ferramentas ocorrido em janeiro deste ano, em Sinop, que foram apreendidas pela delegacia especializada.

O grupo criminoso cometeu outros dois furtos, com rompimento de obstáculo, e um roubo na cidade utilizando as ferramentas.

No roubo, o bando obrigou a vítima a abrir um buraco na parede para acessar o cofre da empresa. Nos furtos, a intenção também era a mesma.

Um dos suspeitos foi preso em flagrante, durante um dos crimes cometidos contra uma loja de artigos de caça e pesca.

Durante a investigação, a equipe da Derf apurou que presos de dentro da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, davam ordens para a execução dos crimes, inclusive, fazendo chamadas de vídeo com os criminosos no momento dos roubos e furtos.

A associação criminosa usava menores de idade para a execução dos crimes, que foram identificados no curso da investigação.

A apuração da Derf chegou ainda ao suspeito que era a pessoa responsável por guardar as ferramentas usadas para a execução dos crimes.

Outros dois suspeitos presos na operação são investigados por roubos ao comércio local de Sinop – uma loja de revenda de celulares, no centro da cidade, e uma venda de açaí.

A OPERAÇÃO – O nome Gestas se refere a um dos ladrões que foi crucificado ao lado de Jesus Cristo.

Ele não se arrependeu de seu pecado.

O cumprimento dos mandados judiciais conta com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Delegacia Municipal de Sinop, Gerência de Combate ao Crime Organizado e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Números 

4 mandados de prisão em Sinop

2 internações de adolescentes em Sinop

4 buscas e apreensões

2 cumprimentos de prisão na PCE

 

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like