Vereadores planejam disputar uma vaga na Câmara dos Deputados

Vereadores por Cuiabá disputando mandato de deputado federal não é novidade e, alguns, foram eleitos ao cargo. A última peça do tabuleiro político mexida nesse sentido foi o anúncio feito pelo PP, na quarta-feira (19), sobre a filiação do vereador Sargento Joelson Fernandes (SD), àquele partido, o que acontecerá quando da janela eleitoral, entre 3 de março e 1º de abril – período em que o parlamentar pode trocar de legenda. Também da Câmara da Capital mato-grossense, o presidente Juca do Guaraná Filho (MDB), o Sargento Juarez Pereira Vidal (SD) e Edna Sampaio (PT) são apontados na condição de virtuais candidatos a deputado federal. Em outros municípios também há pré-candidaturas e as câmaras são consideradas formadoras de lideranças.

Muitas são as especulações sobre possíveis candidaturas de vereador a deputado federal, tanto em Cuiabá quanto em outros municípios. Com o fim das coligações para cargos proporcionais, partidos correm atrás das chamadas lideranças regionais, para reforço de legenda, e somem-se a essa realidade a luta pelo poder inflamada pela chamada mosca azul, mas nesse contexto, desde a divisão territorial, em 1978, vários foram os deputados federais eleitos, que tiveram seu início de carreira política nas câmaras municipais.

A lista de vereadores e ex-vereadores pré-candidatos a deputado federal em Cuiabá é formada por Edna Sampaio, Sargento Joelson, Sargento Vidal e Juca do Guaraná, todos no exercício do mandato em Cuiabá, e pelos ex-vereadores Abílio Júnior (Podemos), Vicente Vuolo (sem partido) e Gilberto Figueiredo (DEM), todos de Cuiabá; por Ibrahim Zaher, filiado ao PSB, mas migrando para o União Brasil, em Rondonópolis; e por Mauro Rosa (PSD), o Maurão, ex-presidente da Câmara de Água Boa.

Gilberto Figueiredo é secretário estadual de Saúde e deixa o cargo no final deste mês. Vuolo reside em Brasília, trabalha no Senado e lidera o Movimento Pró-Ferrovia em Cuiabá. Abílio disputou o segundo turno da eleição para prefeito em 2020, recebeu 129.777 votos, o correspondente a 48,85% da votação, no pleito vencido pelo ex-vereador Emanuel Pinheiro (MDB).

Edna Sampaio está em pré-campanha ao Senado, mas fonte ligada a ela sustenta que essa candidatura somente aconteceria caso a deputada federal petista Rosa Neide dispute o governo, pois a mesma puxaria a votação partidária na condição de representante de Lula em Mato Grosso. Porém, se Rosa Neide tentar a reeleição e o PT não tiver candidatura ao governo e Senado, Edna Sampaio e Rosa Neide sairão para a Câmara, na esperança de que ao menos uma conquiste mandato.

Os deputados federais Neri Geller (PP), Rosa Neide, Juarez Costa (MDB) e Nelson Barbudo (PSL) foram vereadores por Lucas do Rio Verde, Diamantino, Sinop e Alto Taquari, respectivamente. Os ex-deputados federais Gilson de Barros, Chico Daltro, Tampinha, Antero Paes de Barros, Roberto França, Wilson Santos, Valtenir Pereira, Eliene Lima e Lino Rossi foram vereadores por Cuiabá. Da Câmara de Barra do Garças foram eleitos Valdon Varjão, Ladislau Cristino Cortês e Wilmar Peres de Faria; de Poxoréu, Joaquim Nunes Rocha; de Rondonópolis, Percival Muniz e Augustinho de Freitas; de Reserva do Cabaçal, Ezequiel Fonseca; de Sinop, Nilson Leitão; de Alta Floresta, João Teixeira; de Cáceres, Benedito Canellas; e de Sorriso, Xuxu Dal Molin (PSC).

Roberto França e Wilson Santos foram prefeitos reeleitos de Cuiabá, e o segundo cumpre mandato de deputado estadual. Canellas e Antero foram senadores e, Chico Daltro, vice-governador. Wilmar governou Mato Grosso. Leitão por duas vezes se elegeu prefeito de Sinop. Suplente, Varjão assumiu o Senado e foi o primeiro negro no Brasil. Xuxu era suplente e em outubro de 2017 substituiu o titular Adilton Sachetti (à época sem partido), por quatro meses.

As câmaras municipais são consideradas formadoras de lideranças políticas. Os prefeitos das três principais cidades mato-grossenses foram vereadores: Emanuel Pinheiro, de Cuiabá; Kalil Baracat (MDB,) de Várzea Grande; e Zé Carlos do Pátio (SD), de Rondonópolis. Na Assembleia Legislativa, com 24 deputados 10 foram vereadores: Max Russi (PSB), o presidente, por Jaciara; Thiago Silva (MDB), por Rondonópolis; Elizeu Nascimento (PSL), Wilson Santos (PSDB,) Lúdio Cabral (PT), Paulo Araújo (PP), Allan Kardec (PDT) e Faissal Calil (PV), todos por Cuiabá; Xuxu Dal Molin (PSC), por Sorriso; Romoaldo Júnior (MDB suplente em exercício), por Alta Floresta; e Dr. Eugênio (PSB licenciado para cuidar de assuntos particulares), por Água Boa.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like