Petrobras supera 2015 e bate recordes na produção anual

Companhia atingiu 2,84 milhões de barris na produção total, enquanto atividade no Pré-sal quase triplica

 

A Petrobras registrou recordes nas suas produções anuais de óleo e na total, em que considera o gás natural, respectivamente em 2,28 milhões de barris por dia (bpd) e 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), informou a estatal em comunicado na última quinta-feira, 7 de janeiro. As melhores marcas haviam ocorrido em 2015, quando a companhia computou 2,23 milhões de bpd de óleo e 2,79 milhões de boed.

O levantamento aponta que a produção no pré-sal totalizou 1,86 milhão de boed em 2020, representando 66% da produção total da petroleira. Em 2015, a prospecção na camada correspondia a 24% do total. Os valores coincidem com o centro das metas de produção revisadas em outubro, no Relatório de Produção e Vendas, e superam em 5% as metas originalmente previstas para o ano.

De acordo com a companhia, os maiores volumes decorreram da produção acima da capacidade nominal de processamento no campo de Búzios, em função de maior disponibilidade temporária de geração de energia e compressão de gás nas plataformas, além do menor número de intervenções para combate à corrosão por CO2 nos dutos submarinos de injeção de gás, a partir do uso de novas ferramentas e tecnologias de inspeção.

Outros destaques foram o menor declínio de produção observado nos campos de Tupi e Sapinhoá, decorrente do melhor desempenho dos reservatórios, e a maior eficiência e otimização nas paradas de produção nas plataformas, apesar do cenário de restrições operacionais decorrente dos impactos provocados pela pandemia.

Sindenergia MT

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia Mais

Veja como joga o Cuiabá

O técnico do Cuiabá Esporte Clube, Alberto Valentim, falou sobre a expectativa para a primeira partida do Campeonato…