Da Assessoria
Essa obra vai garantir uma nova ligação asfáltica entre a capital e o seu distrito mais antigo. A previsão é asfaltar 10,3 km depois do fim do asfalto da Ponte de Ferro, até o início do trecho asfaltado do Coxipó do Ouro.
A abertura das propostas será realizada no dia 25 de março, às 09h (horário de Cuiabá), por meio do Sistema de Informações para Aquisições Governamentais (SIAG). O investimento previsto para a realização da obra é de R$ 15,7 milhões.
O Coxipó do Ouro é a localidade onde Cuiabá foi fundada. Além da importância histórica, o distrito é um importante balneário e ponte de lazer da população cuiabana, por conta do Rio Coxipó. A região também tem pequenas propriedades rurais.
Apesar de toda a relevância da região, o primeiro acesso asfaltado até o distrito só foi entregue no fim de 2020, pela atual gestão. Na ocasião foram asfaltados 8,5 quilômetros da MT-402, ligando o distrito até a Estrada de Chapada.
A atual gestão também está asfaltando a MT-030, entre o bairro Doutor Fábio e a Ponte de Ferro. O trecho de 4,36 km recebe um investimento de R$ 8,2 milhões. As obras foram iniciadas no fim de 2023, com previsão de serem entregues neste ano. No momento está sendo feita a terraplanagem do trecho.
O asfalto da MT-030 até a Ponte de Ferro, e da MT-402 até o Coxipó do Ouro, vai diminuir em mais de 10 km a distância até o distrito.
Além do asfalto, a Sinfra-MT também vai licitar a duplicação da ponte sobre o Rio Coxipó, que atualmente é uma monovia, ou seja, por onde passam apenas um carro por vez.