0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

NNotícias

Escola de Saúde Pública forma primeira turma de especialistas em atendimento às pessoas autistas

  • 10 de dezembro de 2023
0
Shares
0
0
A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), formou 31 profissionais na primeira turma de especialização em Atenção à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A solenidade de formatura ocorreu na tarde desta sexta-feira (08.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, e foi iniciada com a apresentação do hino nacional no saxofone pelo musicista autista João Paulo de Lima.

O objetivo da especialização é qualificar profissionais de nível superior em atenção à saúde da pessoa com TEA para atuarem em Mato Grosso, oferecendo recursos teóricos e práticos que poderão ser utilizados no ambiente de trabalho. Todos os profissionais que participaram da especialização atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a formação oportuniza uma visão transdisciplinar e interprofissional, considerando a literatura científica atual, o instrumental ético, técnico, socioeconômico e jurídico para o atendimento dessa população.

“A partir da Lei nº 12.764, de 2012, a pessoa com TEA passou a ser reconhecida como uma pessoa com deficiência e, em decorrência da nova legislação, foi possível estender os mesmos direitos já garantidos às demais pessoas com deficiência. A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA remete a um marco no que se refere à assistência, por meio da garantia de direito à proteção, assistência e promoção à saúde”, avaliou.

A gestora ainda enfatizou que, em 2017, foram instituídos pelo SUS os protocolos padronizados para a avaliação de riscos ao desenvolvimento psíquico de crianças de até 18 meses de idade. A detecção precoce dos sinais dessa condição permite avaliar e tratar os transtornos de forma a trazer bem-estar mental e emocional para a criança.

Silvia ressaltou que o TEA é caracterizado pela perda da interação social, com dificuldade ou impossibilidade de comunicação e inabilidade para estabelecer contato interpessoal. É um distúrbio do neurodesenvolvimento complexo e apresenta níveis variados de gravidade.

As pessoas com TEA também podem apresentar outras condições concomitantes, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Para a coordenadora do curso de especialização, Solanyara Silva, que também é mãe atípica, o curso dá mais segurança para a atuação dos profissionais.

“Muitos profissionais se sentem inseguros para atender a essa população e a especialização, além de todo o conhecimento, ela permeou e teve como eixo principal a humanização do atendimento em saúde. Trouxemos referências nacionais e internacionais que fizeram a diferença e hoje entregamos para a sociedade 31 especialistas que estão preparados para atender a essa população e as suas famílias”, avaliou.

Promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso e mãe atípica, Sasenazy Soares Rocha Daufenbach esteve presente na solenidade, e ponderou que a formatura dos novos especialistas marca o início de uma transformação na forma de ofertar saúde para a população com TEA.

“O curso de especialização vem justamente com uma roupagem de tratamento à sociedade, de forma a ensinar à sociedade como deve ser esse tratamento, além do acolhimento e da mudança de alguns paradigmas do que vem sendo feito. Essa especialização é um ponta pé inicial importantíssimo para que todo esse processo aconteça de uma forma efetiva, já que muitos profissionais tentam executar os seus trabalhos, mas pela ausência do conhecimento, não conseguem fazer de forma efetiva, o que dificulta a continuidade de terapias e tratamentos”, disse.

Transformações

O médico neuropediatra do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) Augusto Saldanha foi aluno do curso e recebeu o título de especialista. Durante o seu testemunho público, ele destacou que o curso o proporcionou uma importante transformação.

“Eu quero reconhecer que esse curso não foi só de formação, mas sim de transformação. Essa questão da humanização não é ensinada para o médico, nós somos ensinados a resolver problemas. Quando fazemos esse curso, aprendemos que é preciso mais do que isso”, disse.

Já a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíta (a 838 km de Cuiabá), Suzane Capestré, disse que a especialização proporcionou a ela a criação de um projeto para o município em que atua. O objetivo é compartilhar todo o conhecimento que ela adquiriu durante o curso.

“Até o momento da minha inserção no curso de especialização, o nosso município era carente de informações sobre o TEA. Eu estar aqui me permite levar esse conhecimento para o município onde eu atuo. Inclusive, o meu projeto de intervenção para a conclusão do curso é para levar uma qualificação profissional na atenção básica [de Paranaíta]. Agora somos capazes de ofertar um atendimento com acolhimento, cuidado integral e com amor, pois nos apropriamos do conhecimento”, concluiu.

Também integraram a mesa de encerramento do curso a coordenadora do Cridac CER 3, Luciana Cerqueira; a representante da Superintendência de Atenção à Saúde da SES, Valéria Vuolo; a presidente da Associação de Amigos do Autista de Mato Grosso, Kelly Viegas, e a representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cecília Moraes.

…

0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Projetos do Corpo de Bombeiros beneficiam 2,4 mil crianças; “se tornaram referência para meu filho”, afirma mãe

Next article —

Governo investe R$ 967 milhões para melhorar asfalto, moradias e distribuição de água em Várzea Grande

You May Also Like
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

Licenciamento de veículos com placa final 4 vence dia 30 de abril

  • byRedacao
  • 11 de abril de 2023
  • No comments
A taxa pode ser emitida no site do Detran-MT ou pelo aplicativo MT Cidadão O Licenciamento de veículos…
Leia Mais
  • 1 minute read
NNotícias

Tá Tudo Liberado em Sinop

  • byRedacao
  • 12 de maio de 2021
  • No comments
O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da 6ª Vara Cível de Sinop, suspendeu na noite de terça-feira (11) os…
Fiscalização da Sema/Foto: Sema MT.
Leia Mais
  • 1 minute read
NNotícias

Sema-MT desmonta garimpo ilegal na nascente do Rio Paraguai

  • byRedacao
  • 8 de outubro de 2023
  • No comments
Da Assessoria/Sema MT A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) desmontou um garimpo ilegal em funcionamento no…
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

Governador assina decreto e garante repasse aos municípios para manutenção de estradas

  • byRedacao
  • 22 de maio de 2026
  • No comments
Decreto foi assinado nesta sexta-feira (22.5) e prevê pagamentos em três etapas ao longo de 2026; primeiro repasse,…
Leia Mais
  • 3 minute read
NNotícias

Delegada pede para investigar juíza, procuradora e delegado

  • byRedacao
  • 14 de setembro de 2021
  • No comments
A delegada responsável pela força-tarefa da Grampolândia Pantaneira, Ana Cristina Feldner, apresentou indícios de possíveis crimes cometidos que…
Leia Mais
  • 1 minute read
NNotícias

Conhecido como ‘Trem Bala’, adolescente do CV é encontrado morto com sinais de tortura

  • byRedacao
  • 27 de abril de 2026
  • No comments
Com apenas dezessete anos, Jonas Gabriel foi executado e seu corpo encontrado na manhã deste domingo (26) em…

MT - 17 julho 2026

A CÂMARA FAZ, CUIABÁ RECONHECE
https://youtu.be/9UDjvkUvQzE
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Governo prorroga prazo de execução das obras do BRT em mais 150 dias
  • Pivetta anuncia que MT receberá investimentos dos EUA no agronegócio
  • MT tem cinco concursos abertos nesta semana com salário que ultrapassa R$ 16 mil
  • LDO é rejeitada e Câmara mantém atividades legislativas em Cuiabá
  • Sine-MT disponibiliza mais de 2,2 mil vagas de emprego nesta semana

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile