0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

SSaúde

SES alerta sobre a importância da vacina BCG no combate à tuberculose

  • 2 de julho de 2023
0
Shares
0
0

A Secretaria Estadual de Saúde reforça a necessidade de atualização do cartão de vacina das crianças

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) alerta a população sobre a importância da vacina BCG na prevenção das formas graves da tuberculose. O imunizante é disponibilizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso para vacinação de crianças a partir do nascimento até os quatro anos e 11 meses de vida.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, sem a imunização adequada na infância a pessoa, seja ainda criança ou já adulta, está suscetível a desenvolver um quadro mais grave da doença, podendo contrair a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, tipos de infecção que podem evoluir para óbito.

A gestora aproveita o Dia da Vacina BCG, que é celebrado neste sábado (01.07), para alertar a população sobre a necessidade de atualizar o cartão de vacina das crianças.

“Somente a vacina tem eficácia para prevenir a doença e evitar que uma pessoa contraia uma das formas graves da tuberculose. É necessário estar atento a caderneta de vacina dos filhos, pois essa é uma infecção evitável”, diz Alessandra.

Conforme levantamento realizado pela SES, entre 2019 e 2021 a cobertura vacinal da BCG ficou abaixo do estimado, variando entre 81% e 90%. Em 2022, a taxa alcançou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde e atingiu uma cobertura de 95%. Para manter esse percentual e até mesmo chegar aos 100%, Alessandra lembra que é necessário o empenho dos municípios na busca ativa da população.

“As Secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pela definição de uma estratégia de vacinação que alcance o público alvo definido pelo Ministério da Saúde, portanto, é imprescindível o empenho dos municípios na busca ativa da população”, ressalta.

Imuniza Mais MT

Com o objetivo de incentivar as gestões municipais a atingirem as metas de imunização estabelecidas pelo Mistério da Saúde, o Governo de Mato Grosso investe o total de R$ 65 milhões no programa Imuniza Mais MT, que tem o objetivo de estruturar a Atenção Básica e premiar aos municípios que alcançarem entre 90% a 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19, influenza e outras doenças. O programa também disponibiliza uma Unidade Móvel de Vacinação da Secretaria de Estado para auxiliar as cidades na vacinação da população.

Sobre a vacina

Entre o fim do século 19 e início de 1900, o bacilo de Koch, agente causador da tuberculose, vitimava quem tinha o sistema imunológico comprometido. Após décadas de pesquisa, os franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin produziram a vacina composta pelo Bacilo de Calmette-Guérin – origem do nome BCG – e em 01 de julho de 1921 anunciaram a vacina que enfraquecia um dos vírus que causa a tuberculose.

Após 102 anos desse anuncio, o imunizante continua sendo a forma mais eficaz de minimizar os impactos da doença. Uma única dose dessa vacina é aplicada nos braços de recém-nascidos, sendo conhecida por deixar uma cicatriz de até 1 cm na região da injeção. Sem a imunização, as formas graves da doença podem afetar não apenas os pulmões, mas, também ossos, rins, fígado, medula óssea, meninges (membranas que envolvem o cérebro), além de gânglios do pescoço, tórax, axilas ou virilha e abdome.

Os sintomas da tuberculose são tosse seca ou produtiva (com catarro) por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa contaminada ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.

  • Tags:
  • VACINAÇÃOMT
0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Governo de MT realiza aula inaugural de formação técnica para novos policiais civis nesta segunda-feira (03)

Next article —

MT é o primeiro Estado com rastreabilidade total do saldo de madeira do sistema florestal

You May Also Like
Leia Mais
  • 2 minute read
SSaúde

Vereador cria lei que garante prevenção e exame de câncer de colorretal

  • byRedacao
  • 4 de novembro de 2022
  • No comments
Em seu quadro Meu Médico Amigo, no Programa Comunidade no SBT, canal 5.1, nesta sexta-feira (04), o vereador…
Leia Mais
  • 3 minute read
SSaúde

Audiência pública debate políticas de defesa dos idosos em Cuiabá

  • byRedacao
  • 6 de junho de 2024
  • No comments
Da Assessoria Na noite desta terça-feira (04.06), a Câmara de Vereadores de Cuiabá sediou uma audiência pública para…
Leia Mais
  • 1 minute read
SSaúde

Prefeitura disponibiliza 50 mil testes rápidos para detecção de Covid

  • byRedacao
  • 14 de fevereiro de 2024
  • No comments
Da Assessoria Diante da situação relacionada à testagem de Covid-19 pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento – Upas’s e…
Leia Mais
  • 2 minute read
SSaúde

Governo reúne com Prefeitura de Cuiabá e propõe auxílio no combate à dengue e chikungunya

  • byRedacao
  • 2 de março de 2025
  • No comments
Agenda teve o objetivo de apresentar o atual cenário epidemiológico e dialogar sobre estratégias para o controle da…
Leia Mais
  • 3 minute read
SSaúde

Polícia Militar reúne mais de cinco mil competidores na 8ª Corrida do Bope

  • byRedacao
  • 26 de fevereiro de 2024
  • No comments
Da Assessoria Com recorde de público, a Polícia Militar de Mato Grosso reuniu, neste domingo (25.02), mais de…
Leia Mais
  • 3 minute read
SSaúde

MT é referência e tem série histórica de atendimentos em saúde especializada

  • byRedacao
  • 22 de setembro de 2024
  • No comments
Geridos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Ceope, Cridac e CAPSi são referências no atendimento à população…

MT - 19 junho 2026

ENFRENTAMENTAMENTO AO FEMINICÍDIO E À VIOLÊNCIA DI
https://youtu.be/CJ-3Fmt9QwU
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Governo recorre contra retorno dos repasses às instituições financeiras e cobra intimação para entregar documentos
  • Lamborghini de R$ 3,8 milhões é apreendida durante operação contra esquema milionário em Cuiabá
  • Corpo de Bombeiros divulga resultado do Teste de Aptidão Física para oficiais e soldados temporários
  • Seciteci divulga projetos selecionados para etapa regional da Mostra Estadual de Ciência em Sorriso
  • Governo de MT constrói hospital regional, novas rodovias e centro de eventos em Tangará da Serra

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile