ntensificar as análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e reduzir ainda mais o tempo de resposta aos usuários são algumas das prioridades da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para os próximos quatro anos, segundo a titular da Pasta, Mauren Lazzaretti. Outra prioridade é melhorar as unidades de conservação estaduais para atender a população e turistas.
“Fizemos levantamento das unidades que possuem maior apelo, ou seja, aquelas em que a sociedade tem solicitado que o Estado melhore a infraestrutura, permitindo visitação ordenada e com maior qualidade, e já incluímos em nosso planejamento essas melhorias”, destacou.
A secretária também apontou que uma das prioridades da Pasta é em relação ao CAR. Atualmente, Mato Grosso é líder nacional no ranking de cadastros validados: 58% já foram analisados e 11% validados.
“Nosso objetivo é atingir a meta de 180 dias de resposta para todos os cadastros ambientais rurais, e, para isso, o planejamento é aprimorar a integração com usuários, produtores rurais e o sistema de controle. Assim, vamos aumentar ainda mais a capacidade de retorno”, pontuou a secretária.
Mauren ainda ressaltou que o trabalho de controle de crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, também vai continuar sendo combatido.
“Já temos o plano anual de controle e combate a esses crimes e as explorações ilegais. Fechamos 2022 com uma redução de aproximadamente 14% e, para este ano, nosso objetivo é reduzir ainda mais. A nossa tolerância quanto ao desmatamento é zero”, afirmou.
Confira aqui a íntegra da entrevista com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.