Com receita de R$ 30 bilhões, Mauro pretende investir mais de 15% em 2023

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou, na última semana, que as principais metas de sua gestão nesse segundo mandato serão a manutenção dos investimentos em todas as áreas. Com isso, a expectativa – segundo o gestor – é que o Governo de Mato Grosso invista acima de 15% da receita para os anos de 2023 até 2027.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023 foi aprovada pelos deputados estaduais nessa quarta-feira (11), com receita prevista de R$ 30 bilhões para o Executivo Estadual.

Nos anos anteriores, 2021 e 2022 nós estamos fechando com investimentos acima da receita. Isso é muito bom porque quando você investe, você melhora a infraestrutura, melhora a educação, saúde e você devolve para o cidadão aquilo que todos nós pagamos na forma de impostos. Então, este ano nós temos aí uma previsão de investir novamente acima de 15% da nossa receita”, afirmou o governador.

Durante a entrevista, Mauro lembrou que, no primeiro mandato, o maior desafio era “consertar” o Estado em razão de estar praticamente quebrado, devendo servidores, fornecedores e sem nenhuma capacidade de investir.

Graças ao trabalho realizado em conjunto com a Assembleia Legislativa, na aprovação das “duras” medidas de controle fiscal conseguiu-se recuperar a situação financeira do estado.

 

“Graças a Deus o Estado do Mato Grosso vive hoje um bom momento na sua história e trajetória. Quando eu assumi o governo há quatro anos atrás nós pegamos um estado que estava com uma economia, o governo de Mato Grosso estava com a economia muito ruim. E era um paradoxo porque a economia privada vinha muito bem e o governo quase quebrando. Os salários estavam atrasados, décimo terceiro não tinha sido pago, mais de 11 mil fornecedores atrasados e isso consta lá no balanço e nós fizemos um duro ajuste fiscal”, relembrou.

“No início, tivemos que tomar medidas que muitos ali chamavam de duras, mas eu sempre chamei de medidas necessárias. Com isso, nós conseguimos recuperar a situação financeira e o equilíbrio fiscal. Existe alguns indicadores no Brasil hoje que mostram que nós somos o primeiro estado do país em termos de ajuste fiscal em termos da rigidez na condução da política fiscal. E o que isso significa em último momento, significa que você tem dinheiro para investir”, acrescentou.

Entre os investimentos, Mauro Mendes citou as principais ações nas áreas de Saúde e Infraestrutura e destacou que o setor da habitação terá também prioridade em seu segundo mandato.

“Temos grandes perspectivas de concluir seis grandes hospitais, ainda este ano alguns já serão concluídos. Manter um ritmo forte para recuperar a qualidade da educação aqui no nosso estado, continuar investindo em infraestrutura com destaque especial para construção de casas populares e tudo isso que eu estou falando nós já temos os recursos garantidos, independente da receita do ano que se inicia nesse momento, para fazer esses investimentos e devolver esses benefícios para a população”, finalizou.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like