Presidente da Câmara Municipal Ver Juca do Guaraná da posse a vice prefeito

O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV) assinou, no início da tarde desta quarta-feira (20), o termo de posse como novo chefe do Executivo Municipal de Cuiabá.

Ele assume a cadeira em razão do afastamento judicial do prefeito Emanuel Pinheiro – veja termo na íntegra

A posse ocorreu sem alarde na Câmara Municipal de Cuiabá e foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná (MDB), com a presença de parte do secretariado da Prefeitura.

Emanuel foi afastado do cargo pela Operação Capistrum, deflagrada nesta terça-feira (19) para apurar a existência de um esquema montado para acomodar indicações de políticos em cargos da Secretaria da Saúde.

Em razão do afastamento de Emanuel, Cuiabá chegou a ficar mais de 24 horas sem prefeito.

 

De acordo com presidente Juca do Guaraná, a Secretaria de Gestão de Cuiabá encaminhou um ofício para a Casa de Leis relatando a ordem judicial.

“Tem que continuar a governabilidade, até mesmo para o bom andamento da cidade”, afirmou Juca do Guaraná após a posse.

Como novo prefeito, Stopa convocou uma reunião com todo o secretariado e alguns vereadores da base às 17h no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura da Capital.

Esquema na Saúde

A Operação Capistrum apura a existência de um esquema montado para acomodar indicações de políticos em cargos da Secretaria da Saúde.

Além do o prefeito de Cuiabá, a secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, também foi afastada e o chefe de gabinete, Antônio Monreal Neto foi preso.

Também são alvos da operação a primeira-dama Márcia Pinheiro, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Aparecido Ribeiro.

Ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos e na Prefeitura de Cuiabá. Eles ainda tiveram o sequestro de bens decretado até o montante de R$ 16 milhões.

O Ministério Público Estadual aponta que Emanuel e os demais estariam envolvidos em crimes de formação de organização criminosa, prevaricação e obstrução da Justiça.

 

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like