O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), editou novo decreto, nesta segunda-feira (19), flexibilizando as medidas de restrição à Covid-19. Foi autorizado, por exemplo, o funcionamento de shopping centers respeitando o limite de 50% da capacidade máxima de lotação do local. O mesmo vale para o comércio varejista e atacadista não-essencial.
Além dos shoppings, Kalil liberou os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, igrejas, templos e congêneres, cinemas, museus, e teatros, respeitado o limite de 30% da capacidade máxima do local.
Supermercados, mercados, mercearias e feiras, varejistas e atacadistas, poderão manter suas atividades com 50% da capacidade máxima de lotação, sendo permitido o funcionamento de segunda-feira a sábado das 5h às 22h, e no domingo das 5h às 12h, sendo proibido o consumo no local.
As padarias, açougues e similares, varejistas e atacadistas, também deverão seguir capacidade máxima de lotação e respeitarão o mesmo horário de funcionamento estipulado para os supermercados, assim como conveniências localizadas em postos de combustíveis e distribuidoras de bebidas. No caso das distribuidoras será permitio o delivery todos os dias até às 23h59.
Restaurantes, pizzarias funcionarão com 50% da capacidade máxima de lotação, de segunda-feira a sábado das 5h às 22h, e no domingo das 5h às 12h, podendo realizar drive-thru e take-away todos os dias até às 22h45, e ainda, delivery todos os dias até às 23:59. Lanchonetes, cafeterias, bares e congêneres podem funcionar da mesma forma, exceto em relação à modalidade take-away.
Nos estabelecimentos que vendam bebida alcoólica, somente será possível o consumo de bebida no local desde que os consumidores estejam sentados à mesa, respeitado o distanciamento e a capacidade de público de cada segmento
Fica permitida a atividade econômica de locação, de quadras de esporte, campos de futebol, quadra de areia, quadra society e congêneres, sem a presença de público para assistir ou acompanhar a atividade esportiva. A realização de jogos e treinamentos também não contarão com a presença do público.
O prefeito ainda decidiu autorizar o uso de equipamentos comunitários em geral, tais como quadras poliesportivas, ginásios de esporte, miniestádio, espaços fitness, academias ao ar livre e congêneres, incluindo, VIA 31, Ginásio do Fiotão, Espaço FIT, Parque Tanque do Fancho, Parque Flor do Ipê, Orla da Alameda, Praças, e todos os outros espaços coletivos, exceto o parque Bernardo Berneck e o Miniestádio do Bairro Jardim dos Estado, os quais ficarão destinados à vacinação. A limitação de público nesses espaços será de 30%.