Programação reúne formações em comércio, gestão, idiomas, saúde e tecnologia, com turmas que iniciam em setembro e outubro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) está com cerca de 100 vagas abertas para cursos de qualificação profissional em Lucas do Rio Verde. Entre esse total, há pouco mais de 20 vagas gratuitas, distribuídas entre as áreas de comércio, gestão, idiomas, saúde e tecnologia.
A programação contempla diferentes perfis e objetivos profissionais, desde quem busca o primeiro contato com determinadas ferramentas até trabalhadores que desejam aprimorar conhecimentos para atuar no mercado. Entre as opções estão cursos de Assistente de Marketing e Vendas, Administração de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria, Informática Básica, Libras Conversação, Massagem Relaxante e Design Digital Kids: Criando com Canva.
Entre as oportunidades gratuitas está o curso de Assistente de Marketing e Vendas, que será ministrado no período vespertino, com início em 14 de setembro e carga horária de 160 horas. A formação é destinada a pessoas com idade mínima de 14 anos e Ensino Fundamental incompleto, oferecendo conhecimentos voltados às rotinas de atendimento, vendas e relacionamento com clientes.
Também há vagas gratuitas para Massagem Relaxante, com início em 16 de setembro, e aulas no período noturno. O curso possui 24 horas de duração e é voltado a pessoas com 18 anos ou mais que já tenham cursado ou estejam cursando formação técnica ou superior em Estética, Massoterapia ou Fisioterapia, ou possuam qualificação profissional de Massagista.
Para o gerente do Senac em Lucas do Rio Verde, Douglas Silva, a variedade de cursos permite atender diferentes necessidades da população e do mercado local.
“Temos uma programação bastante diversificada, que contempla desde crianças e jovens até profissionais que já estão no mercado e buscam aperfeiçoamento. A proposta é oferecer oportunidades de qualificação que contribuam para o desenvolvimento das pessoas e também para as demandas dos setores de comércio e serviços”, destaca.
Tecnologia para diferentes públicos
A programação também aposta na formação tecnológica, com opções voltadas tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos. O curso Design Digital Kids: Criando com Canva começa em 15 de setembro, tem 60 horas de duração e é destinado a participantes a partir de seis anos. Será realizado no período da manhã, às terças e quintas.
Já o curso de Informática Básica – Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet inicia em 7 de outubro, no período noturno, e possui 80 horas de duração. A formação atende pessoas a partir de 12 anos e oferece conhecimentos fundamentais para o uso de ferramentas digitais presentes na rotina de estudos, trabalho e atividades pessoais.
Para quem busca desenvolver competências de comunicação, o Senac também oferece o curso de Libras Conversação, com início em 10 de outubro, aos sábados no período da manhã. A formação tem 40 horas e é destinada a pessoas a partir de 10 anos que já possuam conhecimento prévio em Libras.
Formação para gestão e comércio
Outro destaque da programação é o curso de Administração de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria, que começa em 16 de setembro, com 24 horas de duração e aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. A formação é voltada a pessoas com 16 anos ou mais e Ensino Fundamental completo, com conhecimentos básicos de gestão e áreas afins.
Também está disponível o curso de Assistente de Marketing e Vendas, com início em setembro e aulas no período da tarde. Com 160 horas, a formação prepara os participantes para atividades relacionadas ao comércio e ao relacionamento com consumidores.
As aulas são realizadas na unidade do Senac em Lucas do Rio Verde, localizada na Avenida Mato Grosso. As inscrições podem ser realizadas pelos canais de atendimento do Senac-MT, conforme disponibilidade de vagas.
O Sistema Comércio em Mato Grosso é filiado à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Serviço
Cursos de qualificação profissional em Lucas do Rio Verde
Local: Senac, na Avenida Mato Grosso, nº 1.437-E, bairro Alvorada, em Lucas do Rio Verde/MT
Vagas: cerca de 100 vagas, sendo mais de 20 gratuitas
Áreas: comércio, gestão, idiomas, saúde e tecnologia
Início das turmas: setembro e outubro
Horários: de segunda a sábado, nos períodos matutino, vespertino e noturno