0
0
0
Notícia MT
SIGA-NOS
Notícia MT

NNotícias

SES promove caminhada no domingo (28) para conscientizar sobre doação de órgãos

  • 24 de setembro de 2025
0
Shares
0
0

Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir panfletos e prestar orientações no Parque das Águas, a partir das 17h30; sábado (27) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, no fim da tarde do próximo domingo (28.9), a 3ª Caminhada de Setembro Verde, que ocorre anualmente e busca conscientizar sobre a doação de órgãos. O evento será no Parque das Águas, das 17h30 às 19h30.

No sábado (27), é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, data criada para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do ato de doar órgãos.

“Convidamos toda a população para participar dessa atividade da Secretaria no próximo domingo. Vamos orientar sobre a captação de órgãos e incentivar que a população manifeste aos seus familiares o desejo de, em caso de uma fatalidade de morte cerebral, virar um doador de órgãos e salvar vidas”, informou a secretária-adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET), Anita Ricarda da Silva, a equipe fará panfletagem para os frequentadores do parque, com explicações sobre o processo de doação de órgãos, e haverá uma tenda da saúde com profissionais da SES, para aferição de pressão e glicemia.

“Os profissionais da Central vão explicar, por exemplo, como o interessado pode fazer para ser um doador, seja uma doação em vida para algum parente ou no caso de morte encefálica. Lembramos que o gesto de doação simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa”, destacou a coordenadora.

A Central está promovendo diversas ações ao longo do mês de setembro, como capacitações das equipes dos hospitais notificadores e distribuição de panfletos para conscientizar a população a respeito da importância da captação de órgãos para a realização dos transplantes.

Já foram realizados, neste mês, cursos de Comunicação em Situações Críticas; Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes; Determinação de Morte Encefálica.

Nesta sexta-feira (26), será realizado o curso introdutório “Processo de Doação e Transplantes”. Na segunda e terça-feira (29 e 30, haverá, respectivamente, os cursos básico e intermediário de “Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos”.

Ainda na sexta, a CET vai participar do Dia de Celebrar & Conectar, no Conselho Regional de Medicina, a partir das 8h30. “Nesse evento, iremos mostrar as estatísticas do transplante de 2023 até hoje e falar das estratégias que estamos usando para esse avanço em Mato Grosso”, concluiu Anita.

CET salva pacientes que aguardam por transplante

A Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores em 2025. Foram captados 20 órgãos: 14 rins, cinco fígados e um coração. De janeiro a agosto, foram feitos 247 transplantes de córneas no Estado.

Existem dois tipos de doação de órgãos: a do doador vivo e do doador falecido. Desde que esteja saudável e concorde com a doação, o primeiro pode doar parte da medula óssea, rim, fígado ou pulmão.

Já o segundo tipo começa após a notificação de morte encefálica de um paciente, e mediante a autorização da família. O doador pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões. Em casos de óbito por parada cardíaca, somente a doação de córneas e tecidos é possível.

A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável por realizar transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto de Olhos, credenciado e habilitado para a coleta de tecidos, para o transplante de córneas.

0 Shares:
Share 0
Share 0
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

— Previous article

Primeira-dama de MT e Setasc entregam cestas de alimentos, cartões e serviços gratuitos em Primavera do Leste

Next article —

Polícia Militar prende homem por ameaça contra a ex-namorada e apreende arma de fogo com 157 munições

You May Also Like
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

Sema reúne promotores do Médio Norte para apresentar o CAR Digital 2.0

  • byRedacao
  • 19 de julho de 2025
  • No comments
O Portal Transparência também integrou a pauta da reunião com os membros do MPMT A Secretaria de Estado…
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

Israel propõe trégua em Gaza em troca da libertação de reféns

  • byRedacao
  • 23 de janeiro de 2024
  • No comments
Informação é do jornal israelense Walla, citando dois funcionários de alto escalão israelenses Israel propôs uma trégua de…
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

MT Hemocentro divulga calendário de ações para o mês de dezembro

  • byRedacao
  • 1 de dezembro de 2024
  • No comments
Além das coletas internas, também serão feitas ações itinerantes em Cuiabá, Campo Verde e Brasnorte O MT Hemocentro,…
Leia Mais
  • 2 minute read
NNotícias

Senac-MT oferta cursos gratuitos de Confeitaria Natalina, Técnicas de Vendas e muito mais

  • byRedacao
  • 3 de novembro de 2025
  • No comments
Cursos têm curta duração e iniciam-se no mês de novembro. O período natalino aproxima-se e, com ele, oportunidades…
Leia Mais
  • 3 minute read
NNotícias

Auxílio emergencial esta de volta em 2021

  • byRedacao
  • 9 de fevereiro de 2021
  • No comments
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) poderá ser instalada nesta terça-feira (9) depois de passar 2020 sem atividade…
Leia Mais
  • 1 minute read
NNotícias

Prefeitura instala câmeras de segurança para coibir depredação de enfeites natalinos

  • byRedacao
  • 22 de novembro de 2021
  • No comments
A prefeitura de Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá) anunciou a instalação de câmeras de segurança…

MT - 01 junho 2026

ENFRENTAMENTAMENTO AO FEMINICÍDIO E À VIOLÊNCIA DI
https://youtu.be/CJ-3Fmt9QwU
Categorias
  • BOAS NOTÍCIAS
  • Clima
  • CONCURSOS
  • CULTURA
  • Educação
  • ELEIÇÕES 2024
  • ELEIÇÕES 2026
  • Esportes
  • Materias Policiais
  • MUNDO AGRO
  • MUNDO DOS PETS
  • MUNDO JURÍDICO
  • Notícias
  • Noticias do TCE MT
  • Noticias sobre economia
  • OPORTUNIDADES
  • Política MT
  • Saúde
Últimas Notícias
  • Governo de MT entrega 325 escrituras definitivas em Várzea Grande nesta segunda-feira (01)
  • Polícia Civil prende plantonista após paciente ser encontrado morto em clínica em Cuiabá
  • Ação integrada apreende 89 quilos de entorpecentes diversos em Bom Jesus do Araguaia
  • Polícia Civil prende homem que manipulou criança na internet para cometer abuso
  • Seduc libera acesso do curso preparatório do Pré-Enem Digit@l MT para egressos da Rede Estadual

Notícia MT
Todos os Direitos Reservados - Notícia MT 2020
Vá para versão mobile