our é feito com óculos de realidade virtual e permite imersão completa em 360º pelos ambientes.
Já pensou visitar os principais pontos turísticos de Cuiabá sem sair do lugar? Pois a experiência imersiva tornou-se possível a partir de um projeto de curso desenvolvido por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). O tour virtual em 360º contempla locais históricos como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, entre outros.
Denominado ‘Guia Explorer’, a iniciativa dos estudantes Dandara Schurig e Douglas Rodrigues, ambos com 16 anos, sob orientação do instrutor Éder Lemes, foi apresentada ao público durante a ‘FIT Pantanal 2023’, realizada pelo Sistema Fecomércio-MT e governo do estado para divulgar os produtos e potenciais turísticos mato-grossenses. Eles participam do curso ‘Desenvolvimento Web – Back End’, formação de 96 horas-aula cujo objetivo principal é implantar processos de codificação de aplicativos web, fazendo-os funcionar corretamente.
“A participação do Senac-MT na 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal foi baseada no tripé educação, tecnologia e inovação. Este projeto dos nossos alunos proporcionou aos visitantes da feira uma experiência imersiva, com óculos de realidade virtual, por locais históricos e turísticos. Esta inovação pode, por exemplo, ser utilizada por agências na comercialização de pacotes de viagens para apresentar previamente atrações”, comenta o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
Os visitantes da feira aprovaram a experiência. “Usei os óculos de realidade virtual e achei todas as informações apresentadas muito interessantes, precisamos difundir tecnologias assim para que mais pessoas tenham acesso”, pontuou o ‘seo’ Gastão Marques, morador de Várzea Grande.
Já o jovem Jorge Júnior, estudante do primeiro semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacou o contato com habilidades que está começando a aprender na faculdade, como linguagens de programação e gamificação.
“Gostei muito da imersão proposta, em especial, para quem não conhece Cuiabá, poder ver o museu, a igreja e ter noção de como é o local, mesmo sem estar nele. Além disso, o trabalho de front end, de design, é muito bem feito”, avaliou o estudante.
Este e outros projetos são desenvolvidos no Lab Microsoft do Senac-MT, espaço dedicado à oferta de cursos de tecnologia aliados ao desenvolvimento de projetos que proponham inovações e aplicações para o comércio de bens, serviços e turismo.