Cuiabá e VG têm mais de 20 nomes em discussão para prefeituras

Faltando menos de um mês para as convenções, os partidos se movimentam em busca de nomes que possam representá-los na eleição municipal que neste ano acontecerá em novembro. Em Cuiabá, há pelo menos 16 nomes sendo sondados e, em Várzea Grande, outros sete.

O atual prefeito da cidade, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que tem 11 partidos pedindo para que ele dispute a reeleição em novembro deste ano, no entanto, ele comenta que sua esposa, a primeira-dama Márcia Pinheiro não quer e defende que ele siga até o dia 31 de dezembro.

Emanuel falou que pretende anunciar sua decisão um pouco antes das convenções e defende que esse grupo apresente um candidato.

Caso o emedebista não concorra, três nomes podem surgir no cenário: o presidente do PV em Mato Grosso, José Roberto Stopa, o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PTB) e, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM).

Os democratas ainda discutem outros dois nomes que podem representar o partido no pleito. Segundo o presidente da sigla em Cuiabá, Beto Machado, o presidente estadual, Fábio Garcia, e o vereador Marcelo Bussiki são cotados como pré-candidatos. A escolha deve acontecer nos próximos dias.

O PSDB também busca consenso para lançar um pré-candidato. No ano passado, o partido lançou o empresário do setor de turismo e ex-secretário de Estado, Luiz Paulo Nigro, só que mais dois nomes surgiram no páreo: o empresário Roberto Dorileo e o ex-vereador Paulo Borges.

O presidente estadual da sigla, deputado Carlos Avallone, disse que a cúpula nacional dos tucanos definiu que as cidades com mais de 100 mil habitantes devem ter candidatos concorrendo. Ele disse que o partido descartou possível apoio ao prefeito Emanuel, como defendiam os vereadores do partido. Decisão deve acontecer próximo do início das convenções.

O presidente do PSL, Aecio Rodrigues, disse que além do seu nome a legenda tem o ex-vereador Domingos Sávio e o deputado estadual Ulysses Moraes como possíveis pré-candidatos.

Alguns nomes já se adiantaram e já anunciaram sua pré-candidatura nas redes sociais como a ex-superintendente do Procon, Gisela Simona, e os vereadores de oposição a Emanuel, Abílio Júnior (Podemos) e Felipe Wellaton (Cidadania). O PT lançou no início do ano a pré-candidatura do ex-juiz federal, Julier Sebastião.

O apresentador Roberto França, que é ex-prefeito de Cuiabá, se filiou em abril ao Patriota e pode ser o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou recentemente a apresentação do programa Resumo do Dia. O partido não anunciou oficialmente a possível candidatura dele.

VG 

Em Várzea Grande, alguns nomes já foram anunciados como possíveis postulantes à disputa, como do ex-vereador e ex-secretário municipal Kalil Baracat (MDB), o empresário do ramo frigorífico, Flávio Vargas, e recentemente o ex-prefeito da cidade que foi cassado na metade do mandato, Wallace Guimarães (PV).

O médico e ex-vice-prefeito de Várzea Grande Arilson Costa Arruda, é possível nome que possa entrar na disputa representando o PSDB. Avallone lembra que no partido tem outros dois nomes que também podem ser postulantes ao cargo: o ex-prefeito da cidade, Tião da Zaeli, e Juarez Ductievicz, do Chapéu do Sol.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), também é cotado como candidato a prefeito de Várzea Grande.

Convenções

As convenções para escolha dos candidatos e formação de coligações, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas entre os dias 31 de agosto a 16 de setembro.

Sair da versão mobile