A janela aberta para a troca de partidos já se encerrou e na Assembleia Legislativa nove deputados titulares e um suplente mudaram de legenda, o que representa mais de 30% do Parlamento.

O PSD ficou com a maior bancada da Casa, contando hoje com seis deputados. A sigla recebeu os deputados Dr. Leonardo, que deixou o PDT, além de Wagner Ramos e Ondanir Bortolini -o Nininho, ambos saíram do PR. Além deles, já integram a legenda social-democrata os parlamentares José Domingos Fraga, Gilmar Fabris e Pedro Satélite, que se mantiveram no partido.

Já o PMDB ficou com quatro deputados. Janaina Riva e Emanuel Pinheiro, que deixaram o PSD e PR, respectivamente, aderiram à legenda que tem ainda Silvano Amaral e Romoaldo Junior.

O PSDB recebeu dois novos parlamentares, sendo eles, Baiano Filho, que deixou o PMDB, e Jajah Neves, que atualmente ocupa a vaga do titular Saturnino Masson. A sigla tucana conta ainda com Wilson Santos, além do presidente da Assembleia, Guilherme Maluf.

O PSC – Partido Social Cristão – teve a adesão de dois deputados: Sebastião Rezende, que saiu do PR, e Pery Taborelli, que saiu do PV. Até então, a sigla não tinha representação no Legislativo.
O PSB conta agora com quatro deputados, tendo recebido a adesão do deputado Mauro Savi. Continuam no partido: Eduardo Botelho, Max Russi e Oscar Bezerra.

Os deputados José Carlos do Pátio, Wancley Carvalho, Dilmar Dal ‘ Bosco e Zeca Viana se mantiveram nos mesmos partidos, sendo eles, Solidariedade (SD), PV, DEM e o PDT. Atualmente, o PDT tem mais uma parlamentar que assumiu na vaga de Zeca Viana: Maria Izaura.

Janela

A mudança de partidos estava proibida desde 2007 quando foi editada resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibia a troca de legendas, a menos que fossem para novas siglas ou em situações de perseguição. Porém, o Congresso Nacional promulgou a PEC que abriu uma janela pelo tempo de 30 dias para permitir as alterações sem perda de mandatos.

fonte: gazeta digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *