A deputada estadual mato-grossense Janaína Riva passou a integrar nesta quinta-feira (10) os quadros do PMDB após assinatura da ficha de filiação partidária em Brasília. O ato de ingresso no partido foi acompanhado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que também preside a sigla no país. Desde que a Justiça eleitoral autorizou a saída de Janaína Riva do PSD sem a perda do mandato, a parlamentar vinha atuando sem filiação partidária.

Janaína Riva se elegeu deputada estadual pelo PSD em 2014 e obteve a maior votação no estado, 48.171 votos. Entretanto, pouco tempo após o início do mandato, o partido passou a ser presidido no estado pelo vice-governador Carlos Fávaro, ex-PP, o que provocou o ingresso da agremiação na base aliada do governador Pedro Taques (PSDB).

A deputada, que concorreu a uma vaga na ALMT com discurso adversário ao do então candidato Pedro Taques, logo ajuizou pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para deixar o PSD sem perder o mandato alegando incompatibilidade em razão da mudança programática da agremiação, que não contestou o pedido. O TRE autorizou a mudança da deputada no dia 3 de dezembro.

Nesta quinta-feira, em Brasília, a parlamentar assinou sua ficha de filiação na sede do diretório nacional do PMDB. Além do vice-presidente Temer, ela foi acompanhada pelo deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), pelo deputado federal Valtenir Pereira (que também acaba de se filiar ao partido, após deixar o PMB), pelo deputado estadual Silvano Amaral, já filiado, e pelo senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará.

Fonte : G1 MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *