Calor de até 39°C e previsão de temporais marcam fim de semana

O fim de semana será marcado por calor intenso, aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva em Mato Grosso, entre esta sexta-feira (6) e domingo (8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período terá temperaturas elevadas, com máximas que podem chegar a 39°C, além de condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. A previsão também indica queda nas temperaturas em algumas regiões no domingo, acompanhada de maior instabilidade atmosférica.

Em Cuiabá, a sexta-feira será de calor intenso, com temperaturas entre 28°C e 38°C. O céu deve permanecer com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas isoladas durante a tarde. No sábado (7), os termômetros continuam chegando aos 38°C, com previsão de chuva principalmente à tarde e à noite. Já no domingo (8), a máxima cai para 29°C, com mínima de 23°C e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Em Chapada dos Guimarães (67 Km ao Norte),  o calor também predomina na sexta e no sábado, com temperaturas máximas chegando a 36°C e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. No domingo, a tendência é de queda acentuada da temperatura, com máxima próxima de 31°C e mínima de 19°C, além de maior presença de nuvens e possibilidade de temporais. O município está entre as localidades com alerta amarelo do Inmet para tempestades durante o fim de semana.

Em Cáceres (225 Km a Oeste), na região oeste do estado, o calor será ainda mais intenso. A previsão consultada indica máximas próximas de 39°C na sexta-feira e 40°C no sábado, com possibilidade de tempestades isoladas. No domingo, as temperaturas devem diminuir, ficando entre 21°C e 31°C, com céu predominantemente nublado e possibilidade de chuva.

Em Sinop (500 Km ao Norte), no norte de Mato Grosso, a sexta-feira terá sol entre nuvens, calor e possibilidade de chuva, com máxima de 34°C. No sábado, as temperaturas podem subir, com predomínio de sol e períodos de nebulosidade. Já no domingo, a instabilidade volta a ganhar força, com previsão de pancadas de chuva.

Em Rondonópolis (212 Km ao Sul), o Inmet prevê temperaturas entre 26°C e 37°C nesta sexta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O sábado será o dia mais quente, com máxima de 39°C e mínima de 24°C, apesar do céu nublado a encoberto. No domingo, a temperatura máxima deve cair para 31°C, com mínima de 21°C e previsão de pancadas de chuva isoladas.

 

Alerta para tempestades

O Inmet prevê aumento das instabilidades no Centro-Oeste a partir do fim de semana, especialmente no sul de Mato Grosso. Há possibilidade de chuvas intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e queda isolada de granizo. Os avisos de perigo potencial indicam ventos de 40 a 60 km/h e chuvas que podem atingir 50 milímetros por dia nas áreas afetadas.

Sair da versão mobile