Da Assessoria
Mato Grosso é o estado com o maior aumento de renda nos últimos 20 anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em relação a renda per capita e o PIB (Produto Interno Bruto). De 2002 a 2021, a renda per capita subiu de R$ 7,3 mil para R$ 65,4 mil.
De acordo com o governador Mauro Mendes, os dados mostram que Mato Grosso tem sido um bom exemplo para o Brasil em relação ao aumento e distribuição de renda.
“O trabalho que temos desenvolvido tem ajudado Mato Grosso a crescer. A boa gestão fiscal e os investimentos em todas as áreas despertaram o interesse das grandes empresas, principalmente as voltadas para a produção de etanol, gerando emprego qualificado. As milhares de obras contratadas pelo Governo de Mato Grosso têm esquentado o mercado da construção civil e contribuído para o crescimento notável do estado nos últimos anos”, apontou.
Mauro Mendes também destacou que Mato Grosso é o estado com o menor índice de desemprego, que é de 3,7%, de acordo com o IBGE.
“Mato Grosso está atraindo cada vez mais novos investimentos, empresas e indústrias. Isso é resultado do esforço conjunto do Governo, da iniciativa privada e do povo trabalhador, que não medem esforços para contribuir para o desenvolvimento da nossa região. O desempenho em Mato Grosso vai na contramão do país, que em alguns casos mostra um aumento na taxa do desemprego em alguns estados”, completou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, explicou que a política de desenvolvimento do estado tem sido fundamental para o avanço.
“Tivemos um crescimento real de mais de 788% nos últimos 20 anos. Isso representa um ganho para a população. Nos últimos cinco anos, os grandes investimentos em Infraestrutura, Saúde, Educação e Segurança Pública trouxeram segurança jurídica aos investidores, e m, consequentemente, mais interesse para as indústrias por Mato Grosso. Somos atualmente o estado que mais cresce, a título de interesse da indústria, potencializada pelos demais índices e políticas de estado, administradas pelos demais segmentos”, finalizou.
Confira o ranking dos estados em relação ao aumento da renda: