Servidores da Prefeitura de Cuiabá aprovam estado de greve

Da Redação

Servidores da Prefeitura de Cuiabá aprovaram na manhã dessa sexta-feira (03) estado de greve permanente. Eles reivindicam várias pautas trabalhistas, como pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), férias em dia, revisão de planos de carreiras e cargos (PCCS), 13º salário em dia, entre outros.

A decisão de estado de greve foi aprovada por unanimidade durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC). Com a votação, várias categorias realizarão nos próximos dias uma nova assembleia para decidir se suspendem os trabalhos através de deflagração oficial de greve.

O estado de greve serve como um alerta de que, a qualquer momento, os servidores podem deflagrar a greve oficialmente e, nesse caso, cessar o trabalho para protestar por melhores condições de trabalho.

A assembleia dos servidores foi realizada após os trabalhadores aprovarem uma pauta de reivindicações e protocolar na Prefeitura Municipal. O prefeito havia anunciado compromisso político de pagar a RGA referente ao período de 2020 e 2021 de 10%, mas não dá mais certeza disso e promete esperar um parecer da assessoria jurídica.

Em relação ao PCCS de várias categorias, Emanuel também não confirmou o envio ou um cronograma para fazê-lo.  Só a RGA de 2023/2024, que é de 4%, está garantida porque é obrigação determinada em lei.

Na assembleia de hoje, que contou com vários servidores das secretarias de Saúde e Assistência Social, também ficou decidido que os trabalhadores manterão as reivindicações sob ameaça de greve, realizarão um ato público em frente à Prefeitura no dia 10 de maio às 16h e no dia 17, a partir das 9h, para decidir se paralisam as atividades.

A Prefeitura de Cuiabá conta com aproximadamente 20 mil servidores.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like