Encontro sobre governança pública na Educação promovido pelo TCE-MT encerra com aprovação de participantes

Após três dias de evento, chegou ao fim o encontro que debateu sobre “Estratégias colaborativas para uma governança pública participativa e efetiva na educação”, promovido pela Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), presidida pelo conselheiro Antonio Joaquim. A iniciativa, que contou com palestrantes nacionais e locais, foi elogiada pelos participantes, que manifestaram expectativas para novas edições.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, esteve presente no evento participando tanto como palestrante quanto como ouvinte. Ele destacou a relevância de encontros como este para a educação de Mato Grosso. “Dentre tantas abordagens da programação, destaco aqui dois pontos cruciais, que são o controle social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a instituição e qualificação dos conselhos municipais de educação. Isso é muito importante para o controle; os conselheiros se tornam fiscalizadores, uma extensão do próprio Tribunal de Contas, no âmbito dos nossos municípios”.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
O auditório Lenine Povoas do TCE-MT recebeu o II Seminário do CACS Fundeb MT. Clique aqui para ampliar

Pereira participou dos três dias do encontro, sendo um dos painelistas da mesa intitulada “Fundeb e seus condicionantes e implicações: CACS/Fundeb, VAAT, VAAF e VAAR”. “Aqui falamos de questões financeiras e da pedagogia organizacional dos sistemas no âmbito dos municípios. Em resumo, foi uma decisão assertiva do Tribunal”.

A servidora técnica da Secretaria de Educação de Nova Bandeirantes, Cláudia Cibele Coelho Fiel, participou pela primeira vez de um evento que trata sobre estratégias colaborativas e governança pública voltado especificamente para a educação. Responsável por administrar as plataformas de cadastramento e prestação de contas, como o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Gestão de Contratos (GCON) e Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), ela afirma que as temáticas abordadas durante o encontro foram de extrema importância para garantir a eficácia da gestão de recursos educacionais.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Espaço Liu Arruda do TCE-MT recebeu o XVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de MT. Clique aqui para ampliar

“São temáticas com as quais eu lido diariamente, então para mim é de extrema relevância a participação neste evento ofertado pelo TCE-MT. Eu realmente gostei muito dessa oportunidade, porque não é todo dia que temos pessoas experts no assunto fazendo essa troca conosco. O Tribunal está de parabéns e espero que tenha outras edições desse encontro”.

O prefeito de Rondolândia, José Guedes de Souza, mostrou que a distância pode ser um obstáculo, mas não é impedimento quando se busca a melhoria da gestão pública. Acompanhado de servidores de todas as secretarias do município, ele também participou do encontro sobre governança pública na Educação. “O TCE-MT mais uma vez mostrou sua enorme eficiência e o que me comove é a preocupação que este tribunal tem com os municípios, principalmente os pequenos como o nosso. E se hoje a administração municipal é avaliada de forma positiva, muito se deve à atuação e parceria do TCE. Tive o prazer de, junto com os meus gestores e servidores, participar dos três dias de evento e parabenizo com louvor esse tribunal que faz questão de va

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like