Da Assessoria
O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) entregou ao tenente-coronel Marco Aurélio Aires do Corpo de Bombeiros, o Título de Ordem ao Mérito Legislativo.
A homenagem é pela ação do oficial em novembro, no qual com a manobra de Heimlich, técnica utilizada em casos de emergência por engasgo, conseguiu salvar Maria Alice de 1 ano e 5 meses.
A pequena que engasgou com leite foi levada pela avó até o Batalhão de Emergências Ambientais Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, e então foi salva.
Na ocasião, a homenagem foi entregue pelo pai da Maria Alice, o auxiliar administrativo Lucas Henrique.
“Foi muito importante ter por perto o Corpo de Bombeiros, e o Coronel Aires nos socorrer. Minha mãe teve essa iniciativa, e hoje estou com a minha filha no colo. Infelizmente perdi recentemente um filho de 3 anos, que se afogou na piscina”, diz Lucas.
A avó Lúcia Alves, e o irmão de 11 anos Pedro Henrique também participaram da entrega.
“Agradeço ao vereador Eduardo e toda a equipe pela homenagem. Fui instrumento de Deus, e tive tranquilidade para fazer a manobra Heimlich, e as vias respiratórias da criança foram desobstruídas”, afirma Coronel Aires.
O oficial ressalta a importância das técnicas de primeiros socorros serem ensinadas nas escolas públicas. “A multiplicação desse conhecimento é importante para evitar acidentes, não só em crianças, mas em adultos também. Dentro dos colégios militares, as técnicas tem sido tratadas com frequência, visando levar esse conhecimento para a residência dos alunos”.
O vereador Eduardo pontua que Aires foi um verdadeiro herói, e salvou a vida da criança.
“Homenagear pessoas que se dedicam a salvar vidas, é gratificante”.