Da Redação
A ex-vereadora Edna Sampaio (PT) usou a rede social Instagram para detonar o seu colega de partido Robinson Cireia, que herdou vaga na Câmara Municipal de Cuiabá com a cassação da parlamentar por uso irregular da verba indenizatória destinada à chefia de gabinete.
Em uma longa postagem, Edna acusou Cireia de não cumprir acordo político ao não apoiar a realização da Semana da Consciência Negra de 2023, naturalizando o golpe que a ex-vereadora diz ter sofrido da Câmara Municipal.
“(…) Não compreendeu o vereador a importância do mandato de nossa pauta antirracista, tampouco a importância da III Semana da Consciência Negra como um compromisso de um mandato que se coloca no campo da esquerda”, afirmou Edna, que segue: “(…) Mesmo na esquerda, há pessoas orientadas por uma visão ultrapassada do capitalismo, estacionada na Europa banca do século XIX. Uma visão descolada da realidade de nosso país e do clamor do nosso povo”.
Edna ainda alegou que as ações de Cireia refletem o machismo da cultura brasileira. Ela foi cassada por uso irregular da verba que deveria ser usada pela chefia. A parlamentar perdeu o mandato em 11 de outubro mediante votação de 20 dos 25 vereadores da Capital.
Essa não é a primeira polêmica envolvendo os dois colegas de partido. Ao assumir em outubro a vaga de Edna, Cireia, que era o então primeiro suplente do PT, trocou a fechadura do gabinete e não aceitou o “mandato coletivo” que Edna agrupava vários aliados, exonerando grande parte do grupo da correligionária.
A postagem de Edna foi feita ontem e voltou a gerar polêmica nas últimas horas porque hoje é teria início a Semana da Consciência Negra.