Da Assessoria/TCE MT
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) garantirá a realização de 60 exames de PSA para servidores acima de 45 anos que não possuem plano de saúde. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, anunciada pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, na sessão ordinária desta terça-feira (7).
“A campanha visa a conscientização do câncer de próstata e das doenças masculinas com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce. As ações se estendem ao longo do mês e o Tribunal não ficará de fora desta luta. Nossas ações também incluirão a disseminação de informações e o uso de laços azuis, que são o símbolo da causa”, disse Novelli.
Ao longo do mês haverá blitz de conscientização nas entradas do TCE, exibição de vídeo, visitas aos setores para levar informações aos servidores , bate papo com o urologista Bruno Heringer, aferição de pressão, pesagem, IMC, e testes de glicemia.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), em parceria com a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, e leva em consideração que o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este também é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
O Câncer de Próstata
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento.
Diagnóstico
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata?
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico. Clique aqui para mais informações.