VEJA O Vídeo de morcegos em laboratório ressuscita polêmica sobre origem do coronavírus

Um vídeo com imagens do que seria da inauguração do Instituto de Virologia de Wuhan, laboratório de segurança biológica máxima na China, ressuscitou teorias sobre a origem do novo coronavírus. As imagens divulgadas pelo Sky News Australia mostram morcegos confinados no laboratório, sendo alimentados pelos cientistas.

Desde o início da pandemia, a comunidade cientifica chinesa recusa a teoria de que o vírus causador da covid-19 poderia ter escapado de um laboratório. A teoria defendida na china é que o Sars-CoV-2 originou-se de animais na natureza.

Os chineses e os seus parceiros científicos do Ocidente sempre negaram que houvesse criação de animais vivos no local, que é alvo de investigação internacional.

O vídeo das imagens internas do laboratório foi encontrado por um grupo de investigadores amadores da internet chamado ‘Drastic’. Eles estavam investigando a origem do vírus quando encontraram o vídeo em um site chinês.

morcegos em laboratório

O engenheiro Gilles, que faz parte desse grupo, conversou com o programa ‘Fantástico’, da rede Globo, e disse que o achado foi muito difícil. “Não é fácil encontrar um vídeo desses, porque o título nem sempre traz as palavras-chave para facilitar a busca. Tem de vasculhar muito, até tropeçar naquilo que interessa”, disse.

Com essas novas evidências, a dita “teoria da conspiração” de que o vírus teria nascido em laboratório volta ao centro da discussão e três hipóteses são levantadas.

A primeira é que o vírus veio de um morcego das cavernas já com capacidade de infectar humanos. Depois de coletado por pesquisadores e levado para o laboratório de Wuhan, ele teria escapado por acidente e se espalhado.

A segunda hipótese é que o vírus do morcego teria sido modificado nesse laboratório para se tornar contagioso para humanos e escapado por descuido.

E a terceira é que o coronavírus teria sido identificado em morcegos e intencionalmente modificado no laboratório para infectar seres humanos. Novamente, por acidente, ele teria escapado e se espalhado.

Porém, são apenas  que ainda serão cuidadosamente investigadas. Não é possível bater o martelo sobre a origem do vírus Sars-CoV-2

Em abril de 2020, relatórios do Departamento de Estado dos EUA vieram à tona, mostrando que os funcionários da embaixada estavam preocupados com biossegurança em Wuhan, o que parecia alimentar essa hipótese.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like