Assim como o arroz está para o feijão, o queijo para a goiabada e o café para o leite, o mel está para aveia! Seja junto às frutas ou em um saboroso iogurte, quando combinados, os dois ingredientes tornam-se um aliado poderoso para o nosso organismo! Por isso, essa dupla está na lista de harmonizações que parecem feitas umas para as outras, tamanha a sinergia alimentar e os benefícios nutricionais que se potencializam. Conheça 6 motivos pelos quais a aveia e o mel devem sempre estar presentes no seu dia a dia!

Para começar o dia de maneira saudável ou fazer aquele lanchinho no meio da tarde, a união mel e aveia ajuda a tornar o organismo saudável, enriquecendo a sua alimentação com bons níveis de vitamina C, fibras alimentares e cálcio. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, a duplaé rica em nutrientes importantes e deve ser consumida de maneira moderada em uma dieta equilibrada:

“Essa combinação é perfeita e pode ser consumida no café da manhã, por exemplo, principalmente para quem procura ter uma boa disposição ao longo do dia e como um pré-treino, para melhorar o desempenho nos exercícios físicos. Combine a dupla com diversas frutas para enriquecer o lanche com nutrientes”, indica a nutricionista, destacando, abaixo, outras razões benéficas para o consumo da aveia e do mel:

6 boas razões para consumir aveia e mel no dia a dia

1 – Melhora a saúde intestinal: Se os alimentos separadamente já ajudam a beneficiar a saúde do intestino, essa união os tornam ainda mais benéficos. A aveia, por si só é rica em fibras alimentares que facilitam o trânsito intestinal, proporcionam saciedade e previne a prisão de ventre, já o mel possui ação antioxidante e prebiótica no intestino, estimulando a produção de micro-organismos benéficos.

2 – Auxilia a perda de peso: O mel é um adoçante natural, composto por açúcares simples, logo, quando acrescentamos o alimento na refeição, estamos substituindo adoçantes que podem influenciar o peso corporal. Além disso, como a aveia é rica em fibras alimentares, essa dupla é responsável por aumentar a durabilidade da saciedade, impedindo que façamos outros lanches no intervalo das refeições:

3 – Melhora a imunidade: Ricos em vitaminas C, E e A, além de sais minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio, a união de aveia e mel a qualquer momento do dia ajuda a tornar o nosso sistema imunológico saudável, prevenindo o aparecimento de gripes e resfriados causados pela baixa imunidade.

4 – Fonte de energia: Composto por frutose e glicose, o mel ajuda a aumentar os picos de energia do nosso corpo, facilitando a realização das nossas atividades cotidianas com mais disposição. Já a aveia possui baixo índice glicêmico e conferindo ainda mais energia e vitalidade, já que atua na redução do estresse.

5 – Ajuda na redução do colesterol: As fibras alimentares encontradas na composição da aveia é ideal para reduzir os níveis do colesterol “ruim”, o LDL. As taxas elevadas dessa gordura pode ajudar no desenvolvimento das doenças cardiovasculares, AVC, infarto, entupimento das artérias e outras complicações.

6 – Pele saudável e bonita: Por serem alimentos ricos em vitamina E, a dupla ajuda a manter a pele hidratada e promover a cicatrização. Isso acontece porque a substância é conhecida por ser um regenerador, hidratante e lubrificante natural, diminuindo, por exemplo, os efeitos dos raios solares na pele.

* Essas e outras questões alimentares a nutricionista Carolina Xavier responde em seu blog e e no canal no youtube: Transborde Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *