Cerca de 7 mil estudantes, dos 126 mil inscritos em Mato Grosso para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5) realizaram o teste que garante vaga em instituições públicas, na Universidade de Cuiabá (Unic) campus Beira Rio.

Na unidade se aglomeraram dezenas de vendedores ambulantes, estudantes, professores e contratados da instituição para divulgação de cursos para aqueles que não conseguirem atingir notas suficientes para ingressar em universidades públicas.

Concentração começou cedo, antes mesmo das 11h, horário marcado para abertura dos portões em Mato Grosso. Fechamento ocorreu pontualmente ao meio-dia, com o já típico corre-corre de última hora.

A estudante do 2° Ano, Bruna Nattyene, de 16 anos, não conseguiu chegar a tempo. Ela reside no bairro Altos da Serra, na Capital, e realizaria o exame na Unic localizada na avenida Beira Rio.

João Vieira

Estudante Bruna Nathyene, 16

“Não consegui pegar o ônibus então chamei um Uber. O motorista fez de tudo para que eu chegasse a tempo, mas infelizmente não deu tempo, o trânsito estava muito complicado”, desabafou Bruna, que apesar de decepcionada, mantém esperança para o exame do próximo ano. “Pretendo fazer odontologia, no ano que vem eu tento”.

Quem não estava empolgado para fazer a prova era o pedreiro João Vitor, 23. Na caminhada até a Unirondon, também na avenida Beira Rio, contou que fazia a prova apenas por “fazer”. “Já tenho profissão, se passar, bem, se não, estou satisfeito”.

Outro estudante deixado pela mãe no local, confundiu o horário, chegou às 12h15, acreditando que os portões fechariam às 13h. Porém, esse é o fechamento oficial de Brasília.

Quem já prestou Enem e estuda na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como a acadêmica de Arquitetura, J.A, 22, esteve no local para vender água, chocolates e chicletes para os prováveis calouros. Estudante acompanhada de amigos, teve a ideia de vender os produtos para arrecadar dinheiro para a formatura. “Já estive na mesma situação, passei, agora daqui a algum tempo me formo”, explicou feliz.

Coordenador da Unic Pantanal, Paulo César Magalhães, explicou que a instituição sede espaço para a realização do Enem e aproveita para divulgar cursos, além de cadastrar estudantes para concorrerem a bolsas de estudo de até 100%.

“Aqui na unidade Beira Rio cerca de 7 mil candidatos realizam a prova, e temos a oportunidade de divulgar nossos cursos e sortear bolsas”.

Enem

A prova é realizada em duas etapas, sendo a primeira neste domingo (5) e a segunda no próximo dia 12. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 126.211 candidatos em Mato Grosso se inscreveram para o exame. Em Cuiabá, 31.056 mil se inscreveram.

Veja vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *