Os parques estaduais urbanos Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, em Cuiabá, funcionarão em período diferenciado durante o horário de verão: das 6h às 19h. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a mudança se deve ao horário de verão que propicia a permanência do sol por mais tempo.

Os locais vão ficar com as portas abertas até 19h e não até as 18h. Com a mudança, a gerência do parque Mãe Bonifácia acredita que o número de pessoas tende a aumentar, principalmente na parte da tarde.

Os parques contam com vários indicadores de conservação, como uma fauna associada, espécies raras e árvores quase centenárias. Pensando nisso, uma série de regras precisam ser seguidas para que o ambiente continue cumprindo o seu papel biológico e social, como a restrição sobre os animais domésticos que oferecerem risco à fauna local.

Outro ponto importante: os animais dos parques não devem ser alimentados. Isso vale para os macacos, por exemplo, que não podem ingerir alimentos destinados a humanos. Com relação às famílias com crianças, a Sema orienta que os pais precisam supervisionar seus filhos, pois o espaço dos parques oferece diversos riscos, como galhos secos e pontiagudos, pedras, buracos, animais silvestres e outras situações que podem levar a quedas e ferimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *