O preço do etanol nos postos de combustível de Cuiabá tem caído ao longo dos últimos dias e, atualmente, o litro do etanol pode ser encontrado nas bombas, por exemplo, por até R$ 1,89. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontam que o preço médio do etanol para o consumidor, na última semana de junho, era de R$ 1,95.

De acordo com o representante do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT), Jorge Santos, a queda é reflexo da boa safra de cana no estado.

“Felizmente, a nossa safra está muito boa. A cana tá respondendo bem, o milho está muito barato, e com isso a gente consegue produzir a custos competitivos”, afirmou.

Por outro lado, o preço da gasolina e do diesel nos postos de combustível podem aumentar, após um reajuste nas refinarias, anunciado nesta semana pela Petrobras. Até o momento, o aumento previsto no preço das refinarias é de 2,7% para a gasolina e de 1,8% para o diesel.

Segundo o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetroleo), Nelson Soares, duas variáveis é que irão determinar se o aumento nas refinarias será sentido pelo consumidor.

“Duas variáveis vão determinar se [o reajuste nas bombas de combustível] vai ser para cima ou para baixo: o preço do barril de petroleo no mercado internacional e a variação cambial”, avaliou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *